Se você já tem um site ou tem um em andamento, seu negócio online não alcançará todo o seu potencial de lucro sem a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). Aproveite alguns princípios básicos de SEO que qualquer pessoa pode implementar e veja resultados reais para obter classificações mais altas no Google e direcionar mais tráfego para o seu site sem precisar de nenhuma experiência ou conhecimento técnico importante.
Por que a otimização de mecanismos de pesquisa é vital para o seu negócio online
Quanto mais seu site for centrado em SEO, mais atenção ele recebe do Google, portanto, maior ele aparece no ranking dos mecanismos de busca. Isso é importante porque é importante que as pessoas vejam sua empresa quando inserem palavras-chave de pesquisa relacionadas à sua empresa. Quanto mais provável for vê-lo, maior será a probabilidade de clicar no link que os envia à sua página de destino, site principal e / ou comércio eletrônico .
Isso é tráfego gratuito de pessoas que pesquisam ativamente essas informações, tornando-as mais propensas a agir, seja para se inscrever na sua lista de e-mails ou realmente comprar um produto.
O tráfego desse tipo geralmente se mostra muito mais poderoso e valioso do que a publicidade paga, como pay-per-click ou banners. Considere que, de acordo com o especialista do setor, pelo menos 64% do tráfego do seu site será proveniente de esforços de SEO, chamados de tráfego “orgânico”. A Jupiter Research afirma que seus 81%. Também é importante notar que as pessoas que acessam seu site como tráfego orgânico resultante dos esforços de SEO tendem a ter um valor mais alto da vida útil (gastam mais dinheiro) do que aquelas que chegam por meio de publicidade paga.
As estatísticas indicam que menos de 5% dos usuários vão além da primeira página de uma pesquisa no Google. De acordo com um estudo do Advanced Web Ranking, 67% dos cliques vão para os cinco primeiros resultados, com o ponto # 1 absorvendo pouco mais de 30% dos cliques.
Pense nisso: as pessoas com maior probabilidade de confiar em uma empresa que está exibindo anúncios e forçando sua mensagem diante de seus clientes potenciais ou com maior probabilidade de confiar em uma empresa que é naturalmente recomendada pelo Google como um dos principais resultados para o que procuram ?
Então, como chamar a atenção do Google e aumentar todos esses benefícios? Felizmente, existem algumas correções bastante fáceis que você pode implementar para tornar seu site compatível com o Google.
Noções básicas de SEO: Fazendo o Google feliz (e os internautas também)
Lembre-se dos primórdios da web, quando as pessoas simplesmente incluíam uma longa lista de palavras relacionadas ao seu nicho na parte inferior da página inicial? Não funciona nos dias de hoje, não por um longo tiro.
Escrever conteúdos valiosos para o Google e para os seus leitores
Você vê, o Google é muito experiente. O marketing de conteúdo pode ser uma ótima estratégia para o seu SEO, mas precisa ser feito da maneira certa.
O Google agora se concentra em conteúdo útil, adicionado de forma consistente, relevante para o que as pessoas estão procurando, como postagens em blogs , artigos e vídeos. Antes de recomendar seu site aos usuários, eles querem saber que você tem conselhos reais, informações importantes e uma experiência mais imersiva para oferecer às pessoas interessadas em seu nicho.
Um fator importante a ser lembrado é que, enquanto você trabalha para tornar seu site compatível com o Google, pessoas reais também leem seu conteúdo. Se a mensagem que você está tentando comunicar não os atingir de alguma forma, eles não voltarão. Isso afeta seus negócios e a classificação de pesquisa, de modo que adapte seu conteúdo com a percepção do consumidor sempre à frente, mesmo que você o estruture para facilitar o uso do Google.
Se as pessoas clicam no seu site e gastam muito tempo nele, isso sinaliza para o Google que seu site é valioso e o classificará mais alto. Se os visitantes clicam no seu site e saem rapidamente, isso indica que seu site não é útil e o Google não mostrará seu site na classificação.
Faça títulos que sejam clicados e Meta Descrição que capta atenção do leitor
Sempre que você fizer uma pesquisa no Google, verá uma lista de sites. A primeira coisa que você verá é o título, seguido por uma descrição.
Para chamar a atenção dos visitantes e incentivá-los a clicar no site, reserve um tempo para escrever um bom título para o seu conteúdo e uma boa descrição.
A meta descrição é uma descrição muito curta do site, idealmente incluindo pelo menos uma palavra-chave que aparece sob o link nos resultados da pesquisa. Uma boa meta descrição não é uma grande influência de SEO, mas pode ajudar a convencer o leitor a clicar para descobrir mais.
Usar links internos
Além do conteúdo de qualidade, seus esforços de SEO também devem incluir o trabalho realizado em seu “back office”. A ligação interna, por exemplo, é importante. Seu site deve ter bastante conteúdo útil sobre tópicos relacionados e estes devem ser vinculados entre páginas diferentes. Isso manterá os visitantes em seu site por mais tempo, o que mostra ao Google que ele é útil. Fundamentalmente, isso também permite que o Google rastreie mais páginas do seu site e verifique se elas estão incluídas e classificadas no Google.
Use palavras chaves que combinam com o seu artigo
As palavras-chave precisam ser incluídas naturalmente no seu conteúdo – elas não podem parecer forçadas. Você deve ter títulos curtos e atraentes que incluem uma palavra-chave e pelo menos uma palavra-chave deve aparecer em sua tag de título (o texto muito curto exibido como o link clicável em azul destacado na página de resultados do Google). Por fim, as palavras-chave devem ser incluídas pelo menos uma vez na parte superior da página da Web, dentro do conteúdo, e depois espalhadas por todo o restante da página, incluindo variações.
Use imagens sem esquecer o texto alternativo
Se você incluir fotos ou imagens em seu site (o que você definitivamente deveria), inclua “texto alternativo” descrevendo o conteúdo dessa imagem. O Google não pode “ver” fotos, mas lê o texto alternativo. Isso aumenta as chances de suas imagens aparecerem nos resultados de pesquisa de imagens do Google.
Essas estratégias, combinadas solidamente, devem ajudá-lo a criar autoridade em seu nicho de mercado e obrigar outros sites a vincular-se a você. Quanto mais links o site reunir, melhor será a exposição auxiliar, melhorando ainda mais o seu SEO.
Noções básicas de SEO – Encontrar as palavras-chave certas
Tendo abordado a importância das palavras-chave, reduzimos o escopo para encontrar as corretas para o seu site. Eles não podem ser retirados do nada e, se você otimizar as palavras-chave erradas, mesmo que estejam relacionadas ao seu nicho, todos os esforços serão inúteis. Descubra como as pessoas estão pesquisando informações e estrutura, não apenas palavras-chave, mas também postagens no blog e outro conteúdo do seu site com esses parâmetros.
Uma ferramenta de planejamento de palavras-chave ajudará bastante na pesquisa das palavras-chave certas para otimizar seu site. O Google possui uma excelente ferramenta de planejamento . De todos os conceitos básicos de SEO, este é provavelmente o melhor lugar para começar, pois ter as palavras-chave certas orientará todos os seus outros esforços de otimização.
Digamos que seu nicho é o yoga. A palavra-chave “iniciantes de yoga” resulta em apenas 1.000 a 10.000 pesquisas por mês nos EUA, mas “yoga para iniciantes” tem de 10.000 a 100.000. Você consegue ver para qual palavra-chave você deve otimizar?
Outro exemplo: se você estiver fornecendo um tratamento para dores nas costas, o termo de pesquisa “alívio da dor nas costas” terá entre 10.000 e 100.000 pesquisas por mês, mas o “tratamento para dores nas costas” terá entre 1.000 e 10.000.
Estes são dois ótimos exemplos de como as pessoas pesquisam informações e produtos em cada nicho. As palavras-chave que você escolhe para seus esforços de SEO devem refletir distinções de termos de pesquisa semelhantes e relevantes para o setor.
Vá atrás da “cauda longa”
Embora procurar essas palavras-chave com tráfego mais alto possa parecer atraente, lembre-se de que pode ser bastante difícil obter uma classificação para elas, especialmente em um site mais novo.
Outra estratégia é segmentar as palavras-chave “cauda longa”. Geralmente, são palavras-chave mais longas e mais específicas que tendem a ter uma quantidade menor de volume de pesquisa.
Os benefícios se a segmentação de palavras-chave de cauda longa é dupla:
- As palavras-chave de cauda longa geralmente têm menos concorrência, por isso é mais fácil ser classificado por elas.
- Palavras-chave de cauda longa são mais específicas, portanto, embora possam receber menos quantidades de pesquisas; é mais provável que o pesquisador esteja pronto para tomar uma decisão de compra.
Uma boa estratégia com um novo site é começar a escrever o conteúdo direcionado a essas palavras-chave de cauda longa primeiro. Depois, à medida que seu site se torna mais estabelecido e obtém mais classificações no Google, você pode começar a buscar essas palavras-chave maiores e ser classificado por elas com mais facilidade.
A única constante de SEO é a mudança
Lembre-se de que tornar seu site otimizado para o Google não é uma tarefa única. É importante criar e publicar conteúdo útil de forma consistente, porque o Google está sempre ‘construindo uma ratoeira melhor’ rastreando a Web e aprimorando seu algoritmo de classificação da página para atualizar as páginas de resultados.
Os “truques” para obter alto nível de página agora podem não funcionar daqui a alguns meses, mas seguir os princípios básicos de SEO compartilhados neste artigo fornecerá uma base sólida para um site otimizado que faz o Google feliz. E um site com classificação mais alta na página de resultados de pesquisa do Google enviará mais visitantes, o que é bom para os negócios.