Quer saber o que é SEO e como funciona? Eu fiz o seguinte GUIA muito simples e prático para você entender passo por passo e palavra por palavra como sobre o SEO pode funcionar na sua pequena empresa.
Uma das maiores perguntas que recebo dos meus clientes é sobre o SEO e como funciona. Para as empresas começaram suas atividades recentemente a construir um website ou mudaram de visual, a otimização de manismos de busca pode vir a ser um pouco intimidadora para empresas.
Mas não precisa sempre assim.
Mesmo que você não tenha um Consultor de SEO associado a sua empresa, você ainda pode começar a efetuar algumas mudanças positivas que te ajudarão a melhorar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
Com um pouco de conhecimento de SEO em seu currículo, você pode estar no caminho certo para melhorar o posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca sem muitas complicações.
Abaixo vou lhe fornecer mais respostas para a pergunta que vale milhões em Dinheiro: O que é SEO – Quais benefícios que oferece para pequenas empresas.
Também abordarei alguns dos princípios básicos de SEO, para que você possa entender melhor como isso afeta seu negócio e o que você precisa fazer para estar em boa forma.
Se você está aqui, provavelmente já se perguntou o que é SEO e o que deve fazer para que funcione no seu negócio. Vamos mais a fundo disso?
O que é SEO e como Funciona
SEO é um acrônimo que significa Search Engine Optimization, que é o processo de otimizar o seu site para obter tráfego orgânico, ou não pago, tudo isso a partir da página de resultados de pesquisa nos mecanismos de busca.
Em outras palavras, SEO envolve fazer certas alterações no Design do seu Site e no conteúdo que nele existe fazendo com que seu site fique mais atraente para um mecanismo de pesquisa. Você faz isso na esperança de que o mecanismo de pesquisa exibira seu site como um dos principais resultados na página dos resultados de pesquisa.
Embora a otimização de mecanismos de pesquisa possa se tornar bastante complexa quando se trata de todos os diferentes fatores que afetam sua classificação.
O processo básico não é tão difícil de entender. Os motores de busca têm a missão de fornecer o melhor serviço para seus usuários. Isso significa entregar resultados nas páginas dos mecanismos de busca que não são apenas de alta qualidade, mas também relevantes para o que você esteja procurando na internet. Um exemplo disso! É que você está lendo esse artigo que bem estudado antes de ir para o ar.
Para isso, os mecanismos de pesquisa varrerão ou vão rastrear diferentes sites para entender melhor o que o site tem a oferecer. Isso os ajuda a fornecer resultados mais relevantes para aqueles que estão buscando determinado tópico ou palavras chaves na internet.
Da mesma forma, os mecanismos de busca varrerão o site para determinar como é fácil navegar e ler, recompensando sites ou blogs mais amigáveis e com classificações mais altas na página de resultados nesses mecanismos.
SEO é o processo pelo qual os websites, blogs, etc passam para garantir que seu endereço esteja no topo dos mecanismos de busca. Claro é o desejo de todos nós.
Devemos perceber que o seu site possivelmente não vai rankear nos mecanismos de busca com todas as palavras chaves do seu site, mas sim por algumas que você for otimizando com o tempo.
Por exemplo: Digamos que você tenha escrito um artigo sobre como construir uma casa de passarinho. Para colocar seu conteúdo na frente das pessoas certas, você quer otimizar sua postagem no blog para que ela apareça como um resultado bem superior para quem pesquisar a frase “construir casa de passarinho”
Existem muitos benefícios ao fazer o SEO do seu site e principalmente para o seu negócio. Ao melhorar o seu SEO. Você pode trabalhar para expandir sua visibilidade nos mecanismos de busca. Isso ajuda você a alcançar e envolver mais clientes.
Ao criar um conteúdo focado em SEO tornando-o mais envolvente e eficaz. Você pode aumentar suas chances de atrair tráfego orgânico mais segmentado.
Fatores que impactam no SEO
Agora que você já sabe o que é SEO e como funciona, vamos dar uma olhada em alguns fatores que podem afetar sua classificação nos mecanismos de busca.
O gigante buscas na internet certamente é o Google. Ele nunca fornecerá o algoritmo exato usado para classificar os sites. No entanto, tenho uma boa compreensão de alguns fatores que afetam as classificações da página de resultados de pesquisa (SERP).
Esses fatores incluem Fatores ON Page e Off Page, falarei disso mais abaixo.
Marketing de Conteúdo
Antes de nos aprofundarmos em alguns dos fatores do SEO ON e OFF Page. Vamos falar sobre o conteúdo. O conteúdo é eficaz tanto para atrair os mecanismos de busca quanto para ajudar sua organização a fazer conexões com os visitantes do site.
Quanto mais conteúdo relevante e de qualidade você tiver em seu site, provavelmente os mecanismos de busca irão classificar suas páginas nos resultados de pesquisa. Da mesma forma, quanto mais envolvente e eficaz o conteúdo for! Maior será a probabilidade de seus visitantes passarem algum tempo a mais no seu site e até mesmo efetuar uma compra ou contratar os seus serviços.
O segredo para a criação de conteúdos otimizados para os mecanismos de busca e para os visitantes do seu site é criar uma variedade ou tipos de conteúdos que sejam bem escritos e que sejam mais relevantes para o seu público alvo.
Aqui eu listei apenas alguns tipos de conteúdo nos quais você pode se concentrar e ajudar a melhorar sua oferta de conteúdo e, assim, suas classificações nos mecanismos de pesquisa:
- Postagens de artigos no Blog
- Conteúdo para redes sociais
- E-books e Whitepapers
- Guias e tutoriais
- Vídeos e Podcast
- Infográficos ou qualquer outro conteúdo visual.
Outra coisa importante a considerar quando for criar conteúdos para o seu site é a palavra chave e frases de SEO.
Essas palavras chaves e frases relevantes é que vão permitir um usuário vai digitar para encontrar respostas para as suas dúvidas. Quando você cria conteúdo em torno dessas palavras chaves e frases, você aumenta suas chances de obter classificações mais altas na página de resultado nos mecanismos de busca.
O outro fator que pode afetar o seu conteúdo e, portanto, o seu Ranking nos mecanismos, é o quão novo é o seu conteúdo. A atualização refere-se basicamente à frequência com que são publicadas os conteúdos no seu site.
No entanto, a criação de conteúdo novo não é a única maneira de manter seu conteúdo atualizado. Você também pode atualizar seu conteúdo já existente para torna-las mais eficazes ou mesmo adicionar novas e boas informações, tanto estatísticas e estudos ao do tempo.
Embora a criação de conteúdo possa levar tempo e muitos recurso, será mais do que compensador no final. Os mecanismos de pesquisa adoram um ótimo conteúdo e os consumidores precisam de conteúdo de qualidade para entender melhor o valor que sua organização pode oferecer.
Comece por criar algumas postagens no blog e trabalhe para criar seguidores nas redes sociais. depois de ter sua legião de fãs e seguidores leais, sua organização pode trabalhar para criar diferentes tipos de Mídia para atrair novos leads.
SEO On-Page
Os fatores do sEO ON Page são aqueles elementos que moram no seu website. Essas ão as cosias sobre as quais você tem controle total.
O que significa que você pode trabalhar para melhorar esses fatores ao longo do tempo. Seguindo as práticas recomendadas para o SEO.
Isso vai além do seu marketing de conteúdo até os níveis mais profundos do HTML do seu site.
Aqui eu listo apenas alguns dos fatores de SEO On Page que podem te ajudar a melhorar suas classificações nos mecanismos.
- Título Tag – O title Tag ou simplesmente título tag informa aos mecanismos de busca o título que representa cada página do seu site. Incluindo a palavra chave principal do seu conteúdo e o nome da sua empresa
- Descrição Meta – A descrição meta em seu site informa aos mecanismos de busca um pouco mais sobre o que cada página informa. Isso também é usado para que seus visitantes entendam melhor sobre o conteúdo da sua página e o quão relevante é para o termo pesquisado. Isso deve incluir sua palavra chave e também fornecer detalhes suficientes para informar ao leitor sobre o intro do seu conteúdo.
- Heading Tags – Não apenas tornam seu conteúdo mais fácil para os visitantes, mas também podem ajudar a melhorar o seu SEO. Você pode usar as tags H1, H2 e H3 para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo do seu site.
- Links internos – (Internal Links) Criar links internos ou hiperlinks para outros conteúdos existente no seu site pode ajudar os mecanismos de pesquisa a saber mais sobre o seu site. Por exemplo, se estiveres a escrever um post sobre o valor de um produto ou serviço, pode vincular a página do produto ou serviço dentro do novo artigo que vai publicar.
- Nome da imagem e Títulos alternativos ( Alt Tags) – Se você estiver a usar imagens em seu site ou dentro do conteúdo do seu blog, também desejará incluir palavra chaves ou frases para nomear a imagem. Usar títulos alternativos é uma boa maneira de ajudar o mecanismo de busca a entender o que se trata na imagem. Isso ajudará os mecanismos de busca a indexar melhor suas imagens, que podem aparecer quando os usuários realizarem uma pesquisa de imagens para uma determinada palavra chave ou frase do seu site.
Quando colocar estrategicamente suas palavras chaves e frases de SEO em suas páginas, é importante evitar a otimização excessiva. O Google e outros mecanismos de pesquisa penalizarão sua página se tentar usar palavras chaves muitas vezes em todo o conteúdo.
Além disso, você precisa garantir que cada conteúdo se concentre em apenas uma ou duas palavras chaves. Isso ajuda a garantir que seu conteúdo seja específico e relevante. Tentar lidar com muitas palavras chaves de uma só vez pode causar um impacto negativo na otimização do mecanismo. Uma vez que você começar a criar conteúdo pouco focado e não focado.
Embora o conteúdo do site desempenhe um papel nas classificações do mecanismos de pesquisa. Também é importante considerar a arquitetura do seu site.
Você precisa usar um design para o seu website que facilite os mecanismos de pesquisa verificar ou rastrear suas páginas e conteúdo facilmente. criar links internos entre as suas páginas e criar um Mapa do site para que seja rastreado e indexado nos mecanismos com mais facilidade.
Outra preocupação quando se trata da arquitetura do site é sobre a compatibilidade com os dispositivos móveis. Você precisa se certificar de que seus usuários vão poder visualizar, ler e navegar facilmente no seu site em dispositivos. Isso não só afeta a experiência do usuário,mas também pode afetar o seu SEO.
SEO Off-Page
Além dos elementos do SEO On Page que você controla internamente, existem também fatores fora da página que podem afetar sua classificação nos mecanismo.
Embora você não tenha controle direto sobre esses fatores fora da página. existem maneiras de melhorar suas chances para que esses fatores funcionem a seu favor.
Vou deixar listado aqui alguns fatores diferentes do SEO Off Page que podem afetar suas classificações nos mecanismos de pesquisa:
- Confiança – A confiança aos poucos vem se tornando um fator cada vez mais importante no Ranking do Google. É assim que o Google determina se você tem um site legítimo em que os visitantes vão poder confiar. Uma das melhores maneiras de melhorar a confiança é criando backlinks de qualidade com sites de autoridade na internet.
- Links – Uma das formas mais populares de construir uma estratégia eficaz de SEO Off Page é através de backlinks. Você só precisa ter cuidado neste campo. Pois os sites de spam com seus links seriam uma maneira ultra rápida de você ser banido dos mecanismos de pesquisa. Em vez disso, reserve um tempo para criar relacionamentos com influenciadores e fãs que criar conteúdos no seu nicho. Crie conexões duradouras e muito profissionais que conseguirá muitos links de volta para o seu site naturalmente.
- Social – Outro fator importante do SEO Off Page são os sinais de prova social, como curtidas e compartilhamentos. Quando se trata de impulsionar o SEO, você quer compartilhamentos. Quanto mais conteúdo de qualidade você publicar, maior será a probabilidade de você levar pessoas a compartilhar seus conteúdos com outras pessoas.
Embora você não tenha controle direto sobre o que acontece fora do seu site. Você pode aumentar chances de melhorar o SEO Off Page simplesmente criando conteúdo de qualidade que os outros acharão valioso.
Quanto mais relevante e interessante for o seu conteúdo, mais provavelmente os outros se conectarão ao seu conteúdo e o compartilhamento nas redes sociais aumenta. Quanto mais pessoas confiarem em seu conteúdo, mais os mecanismos de pesquisa farão por você ou pelo seu site.
Black Hat vs. White Hat SEO
Quando se trata de SEO, existem duas boas abordagens que nunca deve se esquecer e que são adotadas por diversos profissionais de SEO para forçar a otimização nos mecanismos de pesquisa que são: Black Hat e White Hat.
As pessoas só estão interessadas em SEO porque desejam classificar rapidamente nos mecanismos de busca e ganhar algum dinheiro a curto prazo.
Para usar o Black Hat SEO é preciso suar técnicas que se concentram na otimização do conteúdo apenas para os mecanismos de busca. Isso significa que as empresas não consideram o fato de existirem humanos que lerão e navegarão pelas páginas do seu site.
Essas empresas vão dobrar ou quebrar regras afim de melhorar sua classificação nos mecanismos e ganhar dinheiro em curto prazo.
No final. Essa abordagem para o SEO, serão páginas que muitas vezes são difíceis de navegar ou ler e serão parecidas com Spam. Embora os sites possam classificar mais rapidamente do que aqueles que são otimizadas corretamente, esses sites são frequentemente penalizados ou banidos pelos mecanismos de busca.
No geral, essa abordagem de enriquecimento rápido para o SEO Destrói as chances da empresa criar um site que seja sustentável e capaz de gerar novas oportunidades nos próximos anos de vida da empresa.
Por outro lado, o White Hat SEO é uma abordagem eficaz para otimizar o seu site para os mecanismos de busca e construir um negócio online de sucesso.
Essa abordagem envolve foco no público humano que estará clicando e lendo o conteúdo do site. O objectivo é produzir o melhor conteúdo possível em seu site que seja fácil de ler e navegar desde que siga as regras dos mecanismos de busca para a otimização.
É importante notar que, embora as práticas de Black Hat SEO resolverão os seus problemas mais rápido. É inevitável que os mecanismos de busca acabem descobrindo o que você faz e penalizarão seu site a qualquer momento.
Dependendo da gravidade da ofensa, o seu site pode não ser capaz de voltar a rankear nos mecanismos de pesquisa. A única maneira de construir um negócio online sustentável e que traga muito tráfego orgânico ao longo do tempo é seguir as práticas recomendadas de SEO e criar conteúdo efetivo que seus visitantes acharão valiosos.
Conclusões finais
Depois de aprender mais sobre o que é SEO e como ele funciona, agora você pode trabalhar para efetuar as alterações necessárias no seu site, afim de melhor o seu SEO e impulsionar o Ranking nas páginas de Pesquisa.
Lembre-se, existem muitos fatores que afetam sua classificação no SEO. Mas a coisa mais importante a considerar é o seu conteúdo e relevância para o público alvo.
Tenha em mente que a otimização para os mecanismos leva tempo para ser trabalhando. Você não vai vivenciar os resultados do SEO da noite para o dia. Na verdade, pode levar até seis meses para você aproveitar os resultados do seu trabalho duro.
No entanto seguindo as melhores práticas de SEO, criando conteúdo de qualidade e focado em ajudar os seus visitantes. É a melhor maneira de construir um negócio online sustentável que continuará a levar tráfego orgânico nos próximos anos do seu negócio.
Se precisar de ajuda sabe que pode me contactar a qualquer momento pelo INBOX ou pelo meu Whatsapp na página de Contactos. Vamos Falar sobre SEO no Off ?