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Pay Per Click – PPC | Definição e Exemplos

O Pay Per Click (PPC Marketing) é um canal de marketing digital complexo.

Ele apresenta uma oportunidade significativa para os profissionais de marketing digital aumentarem suas métricas de tráfego e conversão.

Mas sem uma estratégia inteligente e táticas cuidadosas, o pagamento por clique pode causar graves dores de cabeça.

Reuni neste artigo respostas para algumas das maiores perguntas que os interessados no ramo perguntam a mim, principalmente no meu facebook e no trabalho.

O que é Marketing PPC (Pay-Per-click)?

O Marketing Pay Per Click ou Pagamento por cada Clique – PPC, é um canal de publicidade em que os profissionais de Marketing não pagam pela impressão ou apenas pelo posicionamento do anúncio.

O valor do lance pode afetar o posicionamento, mas o anunciante só paga quando o anúncio é clicado por um usuário onde o anúncio é  veiculado.

O formato de anúncio PPC mais comum é exibido nas páginas de resultados de busca como o Google ou o Bing. Os anunciantes têm a oportunidade de colocar sua marca, produto ou serviço na frente e no centro, na forma de um anúncio que fica segmentado por determinada palavra chave ou comportamento do usuário.

PPC - Pago por clique
Tudo destacado em vermelho é um anúncio. Sim, é tudo nesta página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Qual é a aparência de um anúncio PPC

A maioria dos anúncios PPC aparece nos resultados de pesquisa, mas não em todos. Existem três principais tipos de anúncios de marketing pago por clique.

Anúncios de Texto

Um anúncio de texto é composto de uma cópia por escrito do anunciante. Os limites de formato e caractere dependem da plataforma PPC na qual você vai trabalhar.

Os anúncios de texto são mais comumente acionados por meio da Rede de Pesquisa, quando os usuários pesquisam no Google ou no Bing por uma palavra chave existente em sua campanha de Marketing PPC. Vamos ver como as palavras chave e os anúncios são selecionados mais tarde nesta página.

Anúncios de visualização

Normalmente, um anúncio gráfico é exibido em um formato de imagem ou gráfico em movimento.

As plataformas de PPC que oferecem publicidade gráfica geralmente têm requisitos de tamanho e conteúdo que os anunciantes devem cumprir ao criar o anúncio ou conteúdo gráfico.

Os anúncios gráficos normalmente são exibidos e estão disponíveis para veiculação de publicidade em websites e blogs da Internet.

Os anúncios são colocados contextualmente em sites em que o público alvo do anunciante reside.

Anúncios de compras

Normalmente, um anúncio de compra é entregue depois que um usuário faz uma pesquisa de um mecanismo de pesquisa ou mecanismo de compra.

Os anúncios do Shopping geralmente contêm uma imagem do produto, o preço e todas as especificações pertinentes, como tamanho, cor, dimensões etc.

Quais são as principais plataformas de PPC?

Quais são as principais plataformas de PPC

Inúmeras plataformas oferecem o sistema de anúncios Pay Per click – PPC, mas existem três plataformas principais que você nunca pode ignorar.

Anúncios do Google

O Google Ads é a principal plataforma de publicidade PPC do Google. O Google oferece publicidade paga por clique em seus sites na rede de pesquisa e de parceiros de pesquisa, além de publicidade em imagens e vídeos em sua Rede de Display. A publicidade no YouTube está disponível por meio da plataforma de anúncios do Google.

Publicidade Microsoft

A Microsoft Advertising (formalmente Bing Ads) é a plataforma de publicidade PPC da Microsoft. A plataforma permite publicidade paga por clique em sua Rede de Pesquisa (Bing.com) e sites de parceiros de pesquisa (incluindo o Yahoo.com), além de publicidade nativa em propriedades e rede Microsoft (como o MSN).

Publicidade na Amazon

Mais de 46% das pesquisas com foco no produto são provenientes da Amazon.

A Amazon Advertising é a plataforma PPC com maior crescimento para varejistas de comércio eletrônico. A Amazon capacita os anunciantes a criar campanhas voltadas para exibição e compras que promovam seus produtos na rede de compras da Amazon.

Meu negócio precisa do marketing de Pay Per Click PPC?

Publicidade para Empresas

Se você tem um site, você precisa considerar a publicidade PPC como um canal de marketing. A palavra chave é “considerar”. Só porque você tem um site não significa que você deve se envolver com publicidades desse modelo.

Antes de iniciar sua primeira campanha de marketing de PPC, organize seu orçamento, metas de publicidade, concorrência e tolerância a riscos:

  1. Existe uma meta clara de conversão? A publicidade PPC é mais eficaz quando você pode combinar o dinheiro gasto com uma conversão(ROI – Retorno sobre Investimento), como uma transação ou o preenchimento do formulário de captação de lead. Metas de conversão claras ajudam você a fazer isso.
  2. Qual é o seu objetivo com uma Campanha Pay Per Click? O PPC é ótimo para publicidade responsiva e ágil. Mas quando você para de gastar, o PPC para de produzir. Se desejar equilibrar seus gastos e não depender somente do PPC, precisa entender como o SEO funciona para que deste modo o tráfego orgânico trabalhe para você quando não puder pagar por uma campanha.
  3. Quanto você pode gastar em PPC antes de obter um retorno sobre o investimento? Verificação de realidade: seus anúncios não produzem resultados instantâneos. Esteja pronto para gastar seu dinheiro sem retorno. Pode ser de US $ 50 ou US $ 50.000. Apenas tenha um número em mente.

Você não precisa ter uma resposta definitiva para todas essas perguntas. Você precisa considerá-los antes de mergulhar neste modelo de Marketing.

Quais são os potenciais benefícios do marketing Pay Per click?

Existem quatro benefícios distintos para o marketing de PPC:

Quais são os potenciais benefícios do marketing Pay Per click

  1. Rapidez. Os anunciantes podem gerar rapidamente uma quantidade significativa de tráfego para o website. Se gerenciado de forma eficaz, o marketing de PPC é uma das mais rápidas estratégias de marketing digital para impulsionar o tráfego e o crescimento de suas conversões.
  2. Precisão. A criação de um público altamente segmentado para exibir seus anúncios é direta, principalmente em redes de pesquisa e de compras.
  3. Agilidade. Os dados de desempenho estão disponíveis quase imediatamente, o que torna mais fácil fazer ajustes rapidamente para melhorar suas chances de uma campanha bem sucedida.
  4. Métricas. Com o acompanhamento eficaz de conversões, os anunciantes podem ver o ROI de seus anúncios.

Quais são as potenciais armadilhas do marketing de Pay Per Click?

Embora existam vantagens distintas para o PPC, o modelo de publicidade vem com potenciais  armadilhas que os anunciantes deveriam conhecer de mesmo de mergulhar a fundo no assunto.

  1. Custos. Dependendo da sua concorrência e da indústria em que você trabalha, o marketing de PPC pode ser muito caro. Alguns canais de anúncios podem custar mais de US $ 100 por clique. (Não se preocupe, isso não é comum, mas mostra a variabilidade do mercado PPC devido ao seu modelo de leilão.)
  2. Desperdício. Devido à natureza técnica da maioria das plataformas de PPC, o desperdício de gastos com anúncios é comum sem o conhecimento da plataforma.
  3. Volume. O Pay Per Click, especialmente na Rede de Pesquisa, geralmente depende do volume de pesquisa. Se os usuários não estiverem pesquisando o produto ou serviço que você oferece, os anúncios da Rede de Pesquisa e do Shopping não gerarão muito tráfego.

Que tipo de anúncios PPC minha empresa deve buscar?

O tipo de anúncios PPC que você compra depende inteiramente da sua estratégia de marketing e metas . É importante manter o funil de conversão em mente ao decidir o tipo de redes e anúncios em que seu anúncio será exibido.

Funil de Vendas - Coelho Marketing
Ilustração/Exemplo/Fonte: Coelho Marketing

Se deseja promover reconhecimento e interesse, os anúncios pay per click nas redes de exibição pode ser uma solução sólida.

A Rede Display e as estratégias de anúncios gráficos são voltadas para os anunciantes que querem ficar na frente de clientes que desejam conhecer mais sobre o produto, não estão prontos para comprar, mas podem lembrar de uma marca para compra posteriormente.

O PPC para display é o topo do funil, mas ainda é segmentável, permitindo a liberdade criativa. Além de aproveitar as opções de segmentação do usuário para ajudar a garantir que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, você também pode usar recursos de imagem e vídeo para chamar a atenção do usuário.

Essas opções criativas oferecem a oportunidade de se destacar de seus concorrentes e transmitir uma mensagem de forma eficaz, chamando novos clientes e aumentar o tamanho do seu funil de vendas de cima para baixo.

As Redes de Display normalmente oferecem números de custo médio por clique menores, permitindo que os anunciantes obtenham um número maior de impressões e cliques em comparação com a Rede de Pesquisa. No entanto, o tráfego de rede de exibição geralmente tem uma qualidade inferior à da Rede de Pesquisa ao observar a intenção desses visitantes.

Campanhas da Rede de Pesquisa e do Shopping para estratégias de baixo e médio funil

Os potenciais clientes pesquisam sua marca ou produtos e / ou serviços que você oferece. Eles estão cientes de um problema e pesquisam soluções para esses problemas, cientes de que tem uma solução, eles irão mais a fundo na busca de outras empresas do mesmo setor para comparar produtos ou serviços sem descartar a sua empresa ou seus serviços. Nesse momento, eles estão nas partes de desejo e ação do funil de marketing.

Os anúncios pay per click, através da Rede de Pesquisa, ajudarão a garantir que você esteja totalmente visível, na frente e no centro de uma SERP, quando os usuários enviarem essas consultas. O tráfego da Rede de Pesquisa e do Google Shopping é geralmente mais caro do que a Rede de Display, mas as pesquisas são muito mais profundas no funil. Isso significa que elas têm maior probabilidade de converter o que você oferece em vendas reais.

Quais são os componentes básicos de uma campanha da Rede de Pesquisa?

Quais são os componentes básicos de uma campanha da Rede de Pesquisa

As campanhas da Rede de Pesquisa contêm um grande número de componentes necessários para ativar anúncios qualificados em mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing.

Vamos dar uma olhada nesses componentes:

Uma campanha é o nível mais alto de organização com uma conta PPC. Cada campanha que você criar abrigará um conjunto de grupos de anúncios, cada um deles contendo uma lista de palavras-chave e anúncios de texto correspondentes. Todas as configurações que regem seus anúncios (segmentação por local ou programação de anúncios sendo apenas dois exemplos) são definidas no nível da campanha. Além disso, cada campanha que você criar terá um orçamento diário.

Grupos de anúncios

Como mencionado acima, cada grupo de anúncios que você criar conterá uma lista de palavras chave junto com um conjunto correspondente de anúncios qualificados para exibição quando uma dessas palavras chaves for acionada em um leilão.

Suas listas de palavras chaves devem ser curtas e com temas bem definidos para que você possa manter sua conta organizada e adaptar sua cópia de anúncio às suas palavras-chave.

Isso ajudará a melhorar a relevância de qualquer anúncio para as palavras chave selecionadas e maximizará as pontuações de qualidade.

No entanto, você decide separar seus grupos de anúncios. Isso deve ser feito de forma consistente em todas as campanhas.

Por exemplo, se você tiver uma campanha para cada categoria em seu website, poderá diferenciar cada grupo de anúncios por subcategoria. Você pode, é claro, adaptar a estrutura desse grupo de anúncios conforme necessário com base no desempenho ao longo do tempo.

Palavras-chave e tipos de correspondência

Palavras-chave são termos e frases que você identifica e determinam onde você deseja que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa um certo termo relacionado ao seu conteúdo.

Quando qualquer uma de suas palavras chave é acionada pela pesquisa de um usuário, ela é inserida em um leilão com as palavras chave dos concorrentes que também entraram nesse leilão.

As palavras chave são definidas em um dos quatro tipos de correspondência:

  1. Correspondência ampla
  2. Correspondência ampla modificada
  3. Correspondência de frase
  4. Combinação exata

O tipo de correspondência selecionado para cada palavra chave determinará quais consultas poderão acionar seu anúncio.

Por exemplo, se você fizer um lance com a palavra chave “capa de chuva” em Correspondência ampla, a consulta de pesquisa “botas de chuva” poderá estar próxima o suficiente em relação à satisfação do Google para acionar essa palavra chave e seu anúncio correspondente.

No entanto, se você fizer uma oferta com a palavra chave “bota de chuva” na correspondência exata, apenas as consultas de pesquisa “bota de chuva” ou “botas de chuva” estarão qualificadas para acionar seu anúncio PPC.

Os anunciantes também podem adicionar palavras chaves negativas a campanhas e / ou grupos de anúncios. Palavras chaves negativas são termos ou frases que você desejará garantir que o Google não acione um dos seus anúncios.

Um exemplo comum é usar a palavra chave negativa “livre”. Usando o exemplo “capa de chuva”, a consulta de pesquisa “capa de chuva gratuita” não acionaria essa palavra-chave se você adicionasse “grátis” como uma palavra chave negativa a essa campanha ou grupo de anúncios.

Anúncios de texto e extensões

Anúncios de texto são os resultados exibidos na SERP dos mecanismos de busca depois do usuário efetuar uma pesquisa que acionou um dos seus anúncios.

Os anúncios de texto devem estar diretamente relacionados à lista de palavras chaves com as quais estão vinculados em um grupo de anúncios e devem ser adaptados ao conteúdo da página de destino para que as expectativas de um usuário sejam definidas adequadamente se optarem por clicar em seu anúncio.

Existem quatro componentes para cada anúncio de texto:

Título: Até três (mínimo de dois) com um limite de 30 caracteres para cada Título.

Descrição: Até dois (mínimo de um) com um limite de 90 caracteres para cada linha de descrição.

Url de visualização: até dois (mínimo) que será exibido após o URL do domínio no próprio bloco de anúncios. Estes são apenas para fins estéticos e não afetam o URL da página de destino real para o qual você deseja enviar um usuário.

URL final: o URL da página de destino para o qual você enviará o usuário assim que clicar no seu anúncio.

Cada anúncio de texto deve atender às diretrizes editoriais e corre o risco de ser reprovado (inelegível para gerar impressões e cliques em anúncios) caso viole alguma dessas diretrizes. Embora semelhante, o Google e a Microsoft Advertising têm diretrizes editoriais diferentes.

Além do bloco de anúncios de texto real (mostrado acima), os anunciantes também podem usar extensões de anúncio para fornecer aos usuários mais informações sobre sua empresa diretamente na SERP.

Essas extensões aparecem abaixo do seu anúncio de texto e permitem que você ocupe mais espaço na SERP quando elas são exibidas.

Abaixo o exemplo de um anúncio de PPC da Hostgator Brasil que usa efetivamente a extensão de anúncio com sitelinks.

Resultados de Pesquisa - Hostgator Brasil

 

Páginas de destino

Uma página de destino é a página na qual um visitante chega depois de clicar em seu anúncio PPC.

O URL desta página é equivalente ao URL final no seu anúncio de texto. A página de destino escolhida deve estar diretamente relacionada à cópia do anúncio usada em seu anúncio de texto, para que o usuário encontre o que desejava antes mesmo de dar o clique. Caso contrário, você corre o risco de perder um cliente por simplesmente não encontrar o que você prometeu nos resultados de pesquisa.

Afetando assim a sua taxa de conversão do site e perder potenciais clientes.

Uma página de destino ideal para o PPC deve ser focada na ação que você deseja que o usuário faça.

Por exemplo, se você deseja que o usuário compre um produto específico de você, a página de destino que você usa deve se concentrar no produto com conteúdo de alta qualidade e uma opção óbvia e fácil de comprar esse produto.

Dessa forma, uma landing page deve limitar as opções do usuário para sair dessa ação que você quer que o usuário faça.

Quais são os componentes básicos de uma campanha da Rede de Display?

Exibir campanhas da rede em uma conta PPC é uma ótima maneira de gerar reconhecimento da sua marca, produto e / ou ofertas.

Normalmente, as campanhas da Rede de Display contêm anúncios gráficos ou em vídeo, que são exibidos aos usuários que correspondem aos seus critérios de segmentação em websites que aceitam exibir anúncios gráficos em seus websites como o Adsense por exemplo.

Os anunciantes têm várias opções de segmentação por público alvo com campanhas de exibição, incluindo:

  1. Demografia do usuário
  2. Interesses do usuário (com base no histórico de pesquisa)
  3. Usuários no mercado para produtos ou serviços especificados
  4. Conteúdo da página da web

Os anunciantes também podem utilizar anúncios gráficos para fazer o remarketing para públicos de usuários que já visitaram o site.

Por exemplo, se você quiser exibir um anúncio gráfico para anunciar um desconto especial apenas para usuários que visitaram seu site, mas não os converteu, deverá configurar um remarketing para esse caso e anunciar somente a esse público que se perdeu no site sem efetuar uma compra.

Como eu aprendo mais sobre o PPC?

O PPC Marketing é uma estratégia de marketing digital complexa. Pode ser um canal de marketing arriscado se não for gerenciado adequadamente.

Mas oferece um valor significativo e tem de ser um elemento fundamental para qualquer campanha de marketing digital bem sucedida. Conheça seus objetivos, defina seu orçamento e teste com cuidado.

Como administrar suas campanhas Pay Per Click

Depois de criar suas novas campanhas, você precisará gerenciá-las regularmente para garantir que elas continuem sendo eficazes. Na verdade, a atividade regular da conta é um dos melhores preditores do sucesso da conta. Você deve analisar continuamente o desempenho da sua conta e fazer os seguintes ajustes para otimizar suas campanhas:

  • Adicionar palavras chaves PPC : Amplie o alcance das suas campanhas Pay Per click adicionando palavras chaves relevantes para sua empresa.
  • Adicione palavras chaves negativas : Adicione termos que não são de conversão como palavras chaves negativas para melhorar a relevância da campanha e reduzir gastos.
  • Divida os grupos de anúncios : Melhore a taxa de cliques (CTR) e o Índice de qualidade dividindo seus grupos de anúncios em grupos de anúncios menores e mais relevantes, o que ajuda a criar mais textos de anúncio segmentado e páginas de destino .
  • Revise as Palavras Chaves da sua campanha : Reveja palavras chaves caras e com baixo desempenho e desligue-as se necessário.
  • Refinar páginas de destino : modifique o conteúdo e as calls-to-action (CTAs) de suas páginas de destino para que estejam alinhadas a consultas de pesquisas individuais e aumentar a taxa de conversão. Não envie todo o seu tráfego para a mesma página.

A Digital Marketing Angola oferece serviços de marketing de PPC para empresas grandes e pequenas. Se você estiver interessado em trabalhar com a nossa agência ou aprender mais sobre como podemos trabalhar juntos, entre em contato!

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