Usar palavras chaves de maneira adequada, resultará em tráfego orgânico dos mecanismos de busca.
Otimizar as palavras chaves no seu site ou blog fará com que tenhas maiores classificações nos buscadores.
Quantas vezes você recebeu esses conselhos quando começavas a aprender sobre SEO?
Provavelmente muitas vezes.
Isso ocorre porque as palavras chaves são as primeiras coisas que você deve aprender ao começar a otimizar o seu blog.
Este GUIA foi escrito para que um iniciante como você possa aprender o conceito mais fundamental sobre SEO, Palavras chaves e otimização.
Vamos começar com o básico.
Se você já tem um blog há algum tempo, provavelmente sabe que 95% do seu tráfego é proveniente de 5% de suas postagens. Em outras palavras, você provavelmente está recebendo uma quantidade máxima de tráfego dos mecanismos de pesquisa em algumas postagens escolhidas.
Você já questionou por que essas postagens estão recebendo tanto tráfego? Bem, a resposta é que você deve ter feito alguma coisa certa.
O Motivo é que algumas de suas postagens foram classificadas na primeira página de um mecanismo de pesquisa por palavras chaves altamente pesquisadas pelos usuários.
Então, aqui está a principal questão por pensar:
Quem é o único que classifica o seu conteúdo?
No final do dia, é uma máquina (Algorítimo) que procura certos sinais para classificar o conteúdo adequadamente.
Quando digo “Classificação” de conteúdo, o que quero dizer? Nesse contexto, a classificação é a ordem em que as páginas aparecem na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP).
Você pode acessar uma boa Ferramenta para SEO e digitar o endereço do seu site ou blog para quer quais palavras chaves estão tendo classificações nos mecanismos de busca.
Aqui está um Exemplo de como suas palavras chaves aparecerão na ferramenta SEMRush.
Vamos tentar entender o que está acontecendo nesta imagem. Mesmo que você não entenda 100%, não se preocupe,pois isso é normal para iniciantes.
01. Palavras chaves:
Esta é a frase específica que está direcionando tráfego para uma URL específica. Ao fazer SEO, essa é a frase que “Segmentamos”, por isso costumamos chamá-la de palavra-chave em destaque ou Focus Keyword.
02. POS “Posição”
Esta é a classificação da palavra chave na pesquisa do Google (Ou seja, posição). Por exemplo, se for o número 1, é o primeiro resultado que o Google mostra. Se é o número 4, é o quarto. E assim por diante… Seu objectivo deve ser o de classificar na primeira página do Google a palavra chave de destino (Pos. 1-10).
3. Volume.
Isso informa aproximadamente quantas pessoas estão pesquisando por uma palavra chave específica num determinado mês. Isso é muito importante porque, mesmo que você ache que um termo de pesquisa será popular, os dados do Google dirão o contrário.
No exemplo acima, você pode ver suas palavras chaves semelhantes, com uma diferença considerável no volume de pesquisa mensal:
Para chegar numa certa definição, vejamos mais dois termos importantes:
01. Palavras chaves de Cauda curta: Palavras chaves curtas de 1-3 palavras
02. Palavras chaves de cauda longa: Palavras mais específicas que geralmente têm três palavras ou mais.
Nota: todas as palavras chaves e frases são qualificadas como “Palavras Chaves” quando possuem uma quantidade considerável de pesquisas ou volume mensal de pesquisa.
As palavras chaves de cauda longa são mais lucrativas, pois você direciona mais tráfego para elas e suas chances de classificação na primeira página são maiores.
Por enquanto foque em entender todos os termos mencionados até o momento. Ou consulte o Glossário de SEO.
Qual é a importância das palavras chaves na perspectiva do SEO
Agora que você entende o conceito básico de palavras chave, vamos aprofundar um pouco mais.
Quando otimizamos o SEO de uma postagem de blog ou página da internet, temos a opção de definir nossas palavras chaves alvo. Esse tipo de palavras chaves são conhecida como Meta Keyword.
Em 2012, era importante especificar as palavras chaves metas. mas em 2017, isso não serviu para nada. Os algoritmos nos mecanismos de pesquisa tornaram-se muito mais inteligentes; agora eles detectam automaticamente palavras chaves e classificam as páginas automaticamente.
O Google já deixou claro que eles não consideram palavras chaves metas para rankear um conteúdo. E isso faz sentido por que não seria bom para ninguém.
Por exemplo, para este artigo, algumas palavras chaves meta podem ser “Dicas de palavras chaves, SEO, Pesquisa de palavras chaves” E assim por diante.
Agora, qualquer pessoa que procure procure por “Dicas de palavras chaves” chegará a esta página, não verá nada de útil automaticamente abandonará o seu site por não encontrar nada relevante.
Isso fará com que sua taxa de rejeição aumente substancialmente. Não é bom para mim e não é bom para o leitor.
Lembre-se de que sempre que alguém lhe disser que as palavras chaves metas são importantes, não deixe de ignorar o facto de que realmente são.
Como pesquisar por palavras chaves na internet
A pesquisa de palavras chaves é o processo de encontrar a palavra chave certa para o seu artigo. Esta etapa é importante se você deseja aumentar seu blog ou site. Num curto espaço de tempo e, finalmente, ganhar dinheiro.
Existem várias maneiras pelas quais você pode encontrar palavras chaves, Ferramentas para SEO que usamos para buscar métricas como Quantidade de pesquisas mensais, concorrência na palavra chave, Custo por cada ação nesta palavra chave e muitas outras coisas relevantes.
Encontrar palavas chaves com o SEMrush
Esta é uma ferramenta online que permite encontrar palavras chaves, ver para quais palavras chaves o seu site está classificado e espionar seus concorrentes.
Uma boa ideia é começar a escolher os melhores blogs do seu nicho e adicioná-los ao SEMrush para ver em quais palavras chaves esses sites estão se classificando. A parti daqui, você só precisa começar a criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade com base nestas palavras chaves.
Encontrar palavras chaves com o Planejador de palavras chaves do Google.
Você também pode usar a ferramenta do Google para encontrar palavras chaves.
O Google sugere automaticamente uma consulta de pesquisa quando você começa a digital qualquer coisa. Você pode criar uma lista de palavras chaves usando essa técnica e usar SEMRush ou Keyword Planner do Google. Para verificar o volume de pesquisas de todas as palavras chaves selecionadas.
Outras ferramentas de palavras chaves:
- Planejador de Palavras chaves: Ferramenta oficial do Google. Gratuito, mas não tão poderoso quanto o SEMrush.
- Ahrefs: Essa é uma alternativa ao SEMrush, que também é popular entre os usuários do SEO.
- LongTailPro: Ótima ferramenta para encontrar palavras chaves de cauda longa em qualquer nicho.
Depois de encontrar palavras chaves rentáveis, sua tarefa será escrever um artigo otimizado para SEO. Isso para palavras chaves alvo.
Densidade de palavras chaves e posicionamento de palavras chaves.
A densidade de palavras chaves é um tópico complexo.
Este artigo do Wikipédia lhe dará uma boa ideia de como a densidade de palavras chaves é calculada. Dependendo das palavras chaves de destino (Cauda longa ou cauda curta), tente manter uma percentagem geral da densidade de palavras chaves. Quando os Robôs rastreiam sua página, eles podem determinar quais palavras chaves específicas uma página deve classificar a partir da densidade de palavras chaves.
A segmentação por palavras chaves é importante, mas evite o “Preenchimento de palavras chaves” Esse é o uso excessivo de palavras chaves em qualquer página em particular. Isso acabará sendo prejudicial para o seu Ranking nas pesquisas.
Outros especialistas de SEO possuem ideias diferentes sobre a densidade de palavras chaves, mas a palavra chave principal não deve idealmente ser mais de 2% do artigo. Eu tento manter entre 1,5%.
Junto com a palavra chave principal, você também deve incluir alguns termos relacionados.
Lembre-se de que você pode segmentar mais de uma palavra chave num único artigo de blog ou em uma página.
Mas eu sugiro que você mantenha menos de três, porque se sua postagem for de alta qualidade, você também classificará indiretamente as palavras chaves relacionadas com cauda longa.
Portanto, tome cuidado para não “encher” palavras chaves sem necessidade na sua página.
Qual é a consequência do preenchimento de palavras chaves?
O uso excessivo de palavras chaves alerta o Google bots para o fato de você estar enviando spam à sua postagem, preenchendo-a com palavras chaves desnecessárias. O Google pensará que você está no entanto a burlar o sistema. Penalizações podem ser imputadas aos sites que fazem isso.
Portanto, seja prudente ao selecionar um número de palavras chaves que você usa para melhorar o SEO, especialmente desde a atualização do Google Panda em 2011. Qualquer ação de SEO que não pareça natural é ruim para o seu site.
Meta Títulos e Meta descrição
Agora que você tem e selecionou sua palavra chave perfeita para segmentar e já começou a escrever um ótimo conteúdo. Tente também usá-la como parte do título do seu artigo. Por padrão, este título também será o título mostrado nos mecanismos de busca, ou seja Meta title.
Você também pode escrever uma descrição para os usuários verem ao acessam o seu site através de um mecanismo de pesquisa (ou seja, a “meta description”). A adição de uma meta descrição relevante também fornecerá mais informações sobre sua página / postagem nos bots dos mecanismos de pesquisa. Sugiro que você use sua palavra chave na meta descrição também.
Nota: Você pode escrever meta títulos e descrições de meta usando um plug-in SEO como o Yoast SEO.
Além disso, tente escrever artigos mais amigáveis ao SEO usando as tags H2 e H3 (seu título é H1 por padrão no WordPress).
No entanto, não use tags para o cabeçalho em excesso, pois cabeçalhos cheios de palavras chave e muitas tags de cabeçalho podem levar a uma classificação negativa.
Dica aleatória de SEO: não use números no seu link permanente (por exemplo, seudominio.com/4-ways-to-rank-higher-in-google) porque, no futuro, se desejar estender o artigo, adicione um ponto adicional ( por exemplo, cinco maneiras de obter uma classificação mais alta no Google)
O que fazer agora?
Agora que você sabe que as palavras chave desempenham um papel importante no SEO, sua primeira tarefa é encontrar de 5 a 6 palavras-chave rentáveis para a sua próxima postagem.
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