fbpx

O que é uma hospedagem compartilhada ? Como funciona

Definição de hospedagem compartilhada

Hospedagem compartilhada é um tipo de hospedagem na internet em que um único servidor físico hospeda vários sites. Muitos usuários utilizam os recursos em um único servidor, o que mantém os custos baixos. 

Cada usuário recebe uma seção de um servidor em que pode hospedar os arquivos de seus sites. Servidores compartilhados podem hospedar centenas de usuários. 

Cada cliente que usa o servidor da plataforma de hospedagem compartilhada tem acesso a recursos como bancos de dados, tráfego mensal, espaço em disco, contas de email, contas FTP e outros complementos oferecidos pelo host. 

Os recursos do sistema são compartilhados sob demanda pelos clientes no servidor, e cada um obtém uma porcentagem de tudo, desde RAM e CPU, e outros elementos como o único servidor MySQL, servidor Apache e servidor de email.

A hospedagem compartilhada oferece a maneira mais econômica de ter um site online, já que os custos de manutenção de um servidor são divididos entre todos os usuários. 

Esse estilo de hospedagem é mais adequado para um pequeno site ou blog que não requer configurações avançadas ou alta largura de banda. 

Como a hospedagem compartilhada não é suficiente para sites com alto tráfego, sites de alto volume devem procurar o VPS ou soluções de hospedagem dedicada.

Vamos começar com uma metáfora.

Hospedagem compartilhada é como usar transporte público (fique conosco aqui).

Viajar de ônibus é uma alternativa para dirigir seu próprio veículo particular. Isso vem com benefícios; é mais ecológico e pode ser mais econômico. 

Mas, dada a natureza pública de um ônibus, você está compartilhando esse modo de transporte, portanto ele pode estar lotado às vezes. Ocasionalmente, o ônibus acaba fazendo mais paradas entre o ponto “A” e o ponto “B”, e seu tempo de viagem pode aumentar em geral, mas ainda é de baixo custo, conveniente e confiável.

O que é uma hospedagem compartilhada

É assim que a hospedagem compartilhada funciona. Os recursos em um servidor são compartilhados com outros usuários, mas você ainda pode aproveitar muitos dos recursos. 

Empresas de hospedagem na internet respeitáveis ​​(como a Hostgator) têm políticas que governam o uso justo para garantir que todos tenham acesso a uma quantidade razoável de recursos.

A hospedagem compartilhada é um serviço de nível de entrada capaz de oferecer a quantidade de recursos que uma empresa iniciante, empresa local ou site pessoal exige. 

Muitas pessoas novas no mundo da hospedagem escolhem a hospedagem compartilhada. É popular porque é a opção mais econômica. Como muitas pessoas estão compartilhando os recursos de um servidor, os custos de usuários individuais são mantidos baixos.

A maioria dos pacotes de hospedagem compartilhada vem com recursos fáceis de usar, como um painel de controle fácil de usar que permite carregar os arquivos do site, criar uma conta de email e adicionar bancos de dados para os serviços que precisam deles.

Sim, a hospedagem compartilhada é considerada um “nível de entrada” por alguns profissionais, mas para a maioria dos sites, é mais do que suficiente para suas necessidades.

Como funciona a hospedagem compartilhada?

Como funciona a hospedagem compartilhada

Como dissemos, a hospedagem compartilhada é onde um único servidor hospeda vários sites. Os números podem variar de algumas centenas a vários milhares, dependendo do espaço disponível no disco rígido, RAM e velocidade de processamento.

Essa hospedagem está em uma máquina idêntica a um servidor dedicado, mas seus recursos são usados ​​por um número muito maior de clientes.

Os arquivos de cada conta de usuário do site e quaisquer aplicativos são armazenados em partições separadas no servidor e cada um possui sua própria árvore de diretórios de arquivos.

Os usuários não têm acesso à raiz ou aos arquivos um do outro.

Todas as contas no servidor compartilhado compartilham recursos de computação do servidor da web.

Vantagens da hospedagem compartilhada

Vantagens da hospedagem compartilhada na web

Existem vários benefícios em optar pela hospedagem compartilhada. Vamos dar uma olhada nos recursos fundamentais da hospedagem compartilhada na web:

É menos caro

Hospedagem compartilhada fornece a solução de hospedagem mais econômica. Com muitas pessoas contribuindo para os custos do servidor, os custos da empresa de hospedagem são distribuídos entre eles. Os planos básicos começam em torno de US $ 30 por ano, enquanto que você poderia pagar mais de US $ 100 por ano por planos premium com espaço em disco não ilimitado , largura de banda ilimitada e sites ilimitados.

É flexível

Novos empreendimentos online podem começar com um plano compartilhado e atualizar sem problemas à medida que o site cresce.

É fácil de auto gerenciar

A hospedagem compartilhada é simples e direta de configurar. A maioria dos provedores oferecem um painel de controle para gerenciar seu site. Essa interface de usuário simplificada gerencia as tarefas administrativas e quaisquer tarefas de monitoramento associadas à execução de um servidor.

Você pode hospedar vários domínios

Você pode instalar vários sites no seu diretório; você só precisa verificar se os domínios que você compra estão conectados a ele. Um exemplo seria uma pessoa com domínios diferentes para seu site pessoal, seu blog amador e seus negócios. Hospedagem compartilhada é perfeita para isso.

É gerenciado profissionalmente

Hospedagem compartilhada é relativamente de baixa manutenção. Seu host aliviará a dor de cabeça ao efetuar manutenções no servidor, cuidando das tarefas administrativas básicas do servidor.

A menos que você esteja preparado para administrar seu próprio servidor, o gerenciamento da Web é a opção mais conveniente.

Deixe que os profissionais se preocupem com sua hospedagem compartilhada, com isso , você pode esperar assistência técnica profissional para tudo, desde atualizações e manutenção de hardware, atualizações de software, ataques DDoS, falhas de rede, etc.

Coisas por considerar

Existem alguns critérios importantes a serem considerados ao escolher entre provedores de hospedagem compartilhada, e isso vai além do preço. Você deve procurar pelas seguintes características de um pacote de hospedagem compartilhada.

Tempo de atividade

Ao procurar um plano de hospedagem compartilhada, verifique se você tem certas garantias de tempo de atividade. O mínimo absoluto que você deve aceitar de um host é 99%.

Rapidez

Os sites que compartilham um servidor não afetam a velocidade e o desempenho um do outro usando a hospedagem compartilhada da Hostgator, mas isso não pode ser dito para outras empresas de hospedagem na web.

Tráfego

O tráfego previsto do site na sua decisão. Não é fácil fazer projeções sobre o tráfego da Web, mas se por algum motivo você espera uma grande quantidade de tráfego, a hospedagem compartilhada pode não ser adequada, pois você pode estar violando a política de uso justo.

Recursos

Os recursos são sempre limitados, essa é a premissa básica de todo o campo da economia e se aplica à hospedagem compartilhada. Ao escolher a hospedagem compartilhada, verifique as letras miúdas quanto ao conteúdo da política de uso justo. Isso causará problemas para outras pessoas se o site receber grandes quantidades de tráfego, se os visitantes fizerem download de grandes quantidades de conteúdo ou se um script fizer com que o servidor fique mais lento, por exemplo. O site de podcast Frogpants teve problemas porque os visitantes estavam baixando e transmitindo arquivos grandes, por exemplo.

Personalização limitada

Se você tiver requisitos técnicos especiais, talvez este não seja o plano para você. Você não tem permissão para usar software personalizado. Por exemplo, se você precisar executar um sistema operacional alternativo como o FreeBSD ou o script PostgreSQL para o seu banco de dados, precisará de seu próprio servidor, se o seu plano de hospedagem compartilhada não os oferecer. A melhor opção, nesse caso, será um servidor virtual ou físico, pois a maioria usa MySQL e PHP, já que os mecanismos CMS e criadores de blog mais populares são projetados para trabalhar com eles.

Apoio, suporte

Só porque esse estilo de hospedagem é barato, isso não significa que você não deve esperar suporte. Procure um host com agentes de suporte trabalhando 24 horas e disponível pelos meios que você achará mais úteis, como telefone, email ou bate-papo ao vivo.

Acima de tudo, você deve ter em mente que está compartilhando. Você compartilha um servidor com muitos outros clientes, os quais possuem, idealmente, sites pequenos. Como esses sites são relativamente leves, eles não exigem muitos recursos para que o servidor não sinta a pressão de hospedá-los todos juntos.

Pode hospedar sites dinâmicos

Sites com aparência diferente de acordo com quem está navegando são conhecidos como dinâmicos. Os sites dinâmicos populares incluem o Facebook, o Quora e o Twitter, e os sistemas de gerenciamento de conteúdo dinâmico (CMSs) incluem WordPress e Joomla !. Sites dinâmicos e CMSs usam linguagens de programação alternativas, como Perl, Python ou PHP, que podem ser executadas em um servidor compartilhado.

Mais coisas a considerar

O estilo de hospedagem pode ser o mesmo, mas os recursos fornecidos diferem de host para host. Para restringir suas opções, escolha um host que ofereça os recursos necessários:

Espaço em disco

Refere-se ao espaço disponível no disco rígido que uma empresa de hospedagem fornece aos usuários. Se seu site é particularmente intensivo em imagens ou apresenta arquivos de áudio para download, verifique se você tem espaço suficiente disponível. Monitore a quantidade de espaço em disco usada ou quanta largura de banda você está usando através do painel de controle do host.

Painéis de controle

Verifique se o seu host inclui um painel de controle com o plano de hospedagem compartilhado. É basicamente uma interface baseada na Web, permitindo que os usuários gerenciem suas configurações de servidor a partir do conforto de seu navegador.

Aplicativos de instalação com um clique

Para uma integração perfeita com serviços como o WordPress CMS ou um construtor de sites como o Weebly, use um host que ofereça facilidades de instalação fácil.


A hospedagem compartilhada é ideal para mim?

Hospedagem compartilhada é a escolha certa para o seu site se você:

  • Tem pouca experiência com hospedagem na web
  • Deseja manter os custos baixos
  • Está criando um site para pequenas empresas ou algo para amigos ou família
  • Não exija acesso a extensa programação na web
  • Estão estudando aplicativos como Joomla ou WordPress
  • Estão executando uma pequena empresa ou startup
  • Estão experimentando web design e codificação

Há muita coisa que você não sabe quando se trata de iniciar um site pela primeira vez, mas há algumas coisas com as quais você pode contar. Quando seu site for lançado recentemente, é provável que você não atraia muito tráfego, a menos que planeje iniciar uma grande campanha de marketing. Nesse caso, é improvável que um novo site precise de muito em termos de largura de banda. Além disso, é difícil prever quanto espaço você precisará, a menos que tenha 100% de certeza sobre o tamanho do conteúdo e das imagens que produzirá. Hospedagem compartilhada oferece uma solução flexível para essas incógnitas.


Sua primeira alternativa: Hospedagem VPS

Um servidor virtual privado (VPS) geralmente é a primeira porta de escala para pessoas que procuram uma alternativa à hospedagem compartilhada. De fato, se você se desviar muito do alcance que seu host considera aceitável, é provável que peça para você se acalmar ou atualizar seu pacote de hospedagem, e é mais provável que eles sugiram o VPS.

Um VPS fornece acesso ao seu próprio servidor pessoal, um com seu próprio número alocado de recursos e um sistema operacional pré-instalado de sua escolha. Um computador está subdividido em vários VPSs. Isso tem muitas vantagens para os proprietários de sites, como ter uma quantidade dedicada de espaço em disco e largura de banda. O VPS é recomendado para sites que desejam ampliar. Se o seu site é grande demais para acomodar hospedagem compartilhada, mas pequeno demais para se beneficiar da hospedagem de servidor dedicada, a hospedagem VPS pode ser a solução certa para você.

Além do VPS, você pode pensar em hospedagem dedicada, onde o site é o único site hospedado em um servidor. Um servidor dedicado oferece privacidade, segurança e recursos dedicados. Você não precisa competir com outros sites por largura de banda, espaço de armazenamento e velocidade. Essa é a rota mais cara que você pode seguir e precisará de habilidades de TI para gerenciar hospedagem como essa; no entanto, se você estiver procurando por ótimo desempenho do servidor e controle máximo, essa é a hospedagem certa para o seu site.


Decisão Final

As vantagens da hospedagem compartilhada superam as desvantagens para a maioria das pessoas. A vantagem mais significativa é o preço baixo, um fator decisivo para muitos compradores em potencial. Também existe o fato de que, com hospedagem compartilhada, você não precisa de conhecimento técnico para criar um site profissional com os aplicativos da web mais populares.

Para a maioria dos sites, a hospedagem compartilhada oferece uma solução sólida. É mais barato e não requer habilidades de administração do Linux para quem quer evitar brigar por isso. Por ser de baixa manutenção, a hospedagem compartilhada é a escolha preferida para sites menores. A maioria das pessoas que procura o seu primeiro pacote de hospedagem na web opta por um plano de hospedagem compartilhada que faça sentido.

A escolha entre os provedores de hospedagem pode ser um desafio, se você estiver criando um site com orçamento limitado ou apenas começando online. Um VPS ou um servidor dedicado oferece energia adicional e controle completo sobre o seu próprio servidor, mas essas vantagens são fornecidas com um preço premium, chegando a cem vezes o preço. Portanto, se você está procurando uma solução sem complicações que seja barata de inicializar, então é necessário hospedagem compartilhada.

Para um provedor de hospedagem compartilhada que marca as caixas para hospedagem na web por um ótimo preço, Nosso Pacote de criação de sites oferecemos domínio .AO, Certificado SSL, Alojamento Web Compartilhado e Assistência gratuito durante um ano. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top