SEO – Optimização para mecanismos de Busca é a prática de aumentar o número e a quantidade de visitantes de um site, melhorando as classificações nos resultados dos mecanismos de busca algorítmica.
Pesquisas mostraram que os sites na primeira página do Google recebem quase cerca de 95% dos Cliques, e estudos mostram quase sempre que os resultados que aparecem mais acima na página recebem um aumento na taxa de cliques (CTR) e claro. Recebem mais tráfego.
Os resultados de pesquisa algorítmica (‘natural’, ‘orgânica’ ou ‘tráfego grátis’) são aqueles que aparecem diretamente abaixo dos principais anúncios pay-per-click no Google, conforme destacado abaixo.
Existem também várias outras listagens que podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, como listas de mapas, vídeos, o gráfico de conhecimento e muito mais. O SEO pode incluir melhorar a visibilidade nesses conjuntos de resultados conforme a pesquisa do usuário.
Como funciona o SEO?
O Google (e o Bing, que também potencializam os resultados de pesquisa do Yahoo) classificam seus resultados de pesquisa amplamente baseados na relevância e autoridade das páginas rastreadas e incluídas em seu índice da Web, a uma consulta de usuários para fornecer a melhor resposta.
O Google usa mais de 200 sinais para pontuar seus resultados de pesquisa e o SEO abrange atividades técnicas e criativas para influenciar e melhorar alguns desses sinais conhecidos. Geralmente, é útil não se concentrar muito em sinais de classificação individuais e analisar o objetivo mais amplo do Google, de fornecer as melhores respostas para seus usuários .
O SEO, portanto, envolve garantir que um site seja acessível, tecnicamente sólido, use palavras que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa e forneça uma excelente experiência ao usuário, com conteúdo especializado útil e de alta qualidade que ajude a responder à consulta do usuário.
O Google tem uma equipe muito grande de avaliadores de qualidade de pesquisa que avaliam a qualidade dos resultados de pesquisa, que são inseridos em um algoritmo feito e criado pelo próprio Google não só. As diretrizes de avaliação de qualidade de pesquisa do Google fornecem muitos detalhes e exemplos do que o Google classifica como conteúdo de alta ou baixa qualidade e websites e sua ênfase em querer premiar sites que mostram claramente sua experiência, autoridade e confiança (EAT).
O Google usa um algoritmo baseado em hiperlink (conhecido como ‘PageRank’) para calcular a popularidade e a autoridade de uma página, e embora o Google seja muito mais sofisticado hoje, esse ainda é um sinal fundamental no ranking. Portanto, o SEO também pode incluir atividades para ajudar a melhorar o número e a qualidade de “links de entrada” para um site, de outros sites. Essa atividade tem sido historicamente conhecida como ‘link building’, mas é apenas o marketing de uma marca com ênfase online, por meio de conteúdo, por exemplo.
Websites relevantes e confiáveis com Backlinks ligados a um website são um forte sinal para o Google de que ele pode ser de interesse de seus usuários, e pode ser confiável para aparecer nos resultados de pesquisa para consultas relevantes.
Como fazer SEO
O SEO envolve atividades técnicas e criativas que geralmente são agrupadas em “SEO no local” e “SEO fora do local”. Essa terminologia é bastante antiga, mas é útil entender, pois ela divide práticas que podem ser executadas em um site e fora de um site.
Essas atividades exigem perícia, muitas vezes de vários indivíduos, como as qualificações necessárias para realizá-las em alto nível, são bem diferentes – mas também podem ser aprendidas. A outra opção é contratar uma agência profissional de SEO, ou consultor de SEO para ajudar nas áreas necessárias.
SEO local (Onsite SEO)
Onsite SEO refere-se a atividades em um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isso significa, em grande parte, otimizar um site e um conteúdo para melhorar a acessibilidade, a relevância e a experiência dos usuários. Algumas das atividades típicas incluem –
- Pesquisa de palavras-chave – Analisando os tipos de palavras e frequência usadas por clientes em potencial para encontrar serviços ou produtos de marcas. Compreender sua intenção e as expectativas dos usuários de sua pesquisa.
- Auditoria Técnica – Garantir que o site possa ser rastreado e indexado, seja corretamente segmentado geograficamente e esteja livre de erros ou barreiras de experiência do usuário.
- Otimização local – Melhorar a estrutura do site, a navegação interna, o alinhamento na página e a relevância do conteúdo para ajudar a priorizar áreas-chave e segmentar palavras chaves relevantes.
- Experiência do Usuário – Garantir que o conteúdo mostre competência, autoridade e confiança, é simples de usar, rápido e, finalmente, fornece a melhor experiência possível aos usuários contra a concorrência.
A lista acima apenas aborda um pequeno número de atividades envolvidas no SEO no local como uma visão geral.
SEO fora do site
SEO fora do local refere-se a atividades realizadas fora de um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isto é muitas vezes referido como “Link Building”, que visa aumentar o número de links respeitáveis de outros sites, Os mecanismos de busca como o Google vão usar essas métricas como uma pontuação para dar um voto de confiança ao seu site.
Links de sites e páginas com mais confiança, popularidade e relevância vão passar mais valor para outro site, do que um site desconhecido, pobre, que não é confiável para os mecanismos de busca. Portanto, a qualidade de um link é o sinal mais importante.
Algumas das atividades típicas incluem –
- Conteúdo (‘Marketing’) – sites respeitáveis ganham links para conteúdos excepcionais. Portanto, criar conteúdo incrível ajudará a atrair links. Isso pode incluir um guia, uma história, uma visualização, uma notícia ou uma pesquisa com dados convincentes.
- Digital PR (Assessoria de Imprensa) – PR fornece razões para outros sites para conversar e vincular a um site. Isso pode ser um fluxo de notícias internas, escrever para publicações externas, pesquisas ou estudos originais, entrevistas com especialistas, cotações, colocação de produtos e muito mais.
- Outreach & Promotion – Envolve a comunicação com jornalistas, bloggers, influenciadores ou webmasters sobre uma marca, recurso, conteúdo ou PR para obter cobertura e, em última análise, ganhar links para um website.
Existe obviamente um grande número de razões pelas quais um site pode se conectar a outro e nem todas se encaixam nas atividades acima. Isso pode incluir falar em um evento que é coberto por blogueiros locais, patrocinar uma equipe de futebol local ou ser listado por fornecedores, como exemplos.
Uma boa regra geral sobre se um link é valioso é considerar a qualidade do tráfego de referência (visitantes que podem clicar no link para visitar seu site). Se o site não enviar visitantes, ou o público não estiver relacionado e for irrelevante, talvez não seja um link que valha a pena.
É importante lembrar que esquemas de links , como a compra de links, a troca excessiva de links ou diretórios e artigos de baixa qualidade que visam manipular classificações, são contra as diretrizes do Google e podem agir penalizando um site.
A melhor e mais sustentável abordagem para melhorar as ligações de entrada para um site é ganhá-los, fornecendo razões genuínas e convincentes para sites de citar e vincular a marca e conteúdo para quem eles são, o serviço ou produto que eles fornecem ou o conteúdo que eles criam.
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