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Mind Share | Definição e Exemplos

Mind share é um termo de marketing que descreve a quantidade de consciência do consumidor ou popularidade em torno de um determinado produto, ideia ou empresa. Praticamente, é a percepção do consumidor de uma determinada marca ou produto em comparação com seus rivais, medida pela quantidade de conversas ou menções geradas pelo público ou pela mídia.

O Mind share, também conhecido como “mind share”, é semelhante a ” market share “, outra medida relacionada à popularidade de um produto ou marca.

Entendendo o Mind share

Entendendo o Mindshare

Um dos principais objetivos da publicidade e da promoção é fazer com que os consumidores pensem em determinados nomes de marcas mais do que em outros.

Dada a multiplicidade de opções disponíveis para os consumidores, os anunciantes podem medir seu sucesso com base no fato de os produtos e serviços que promovem serem os mais lembrados.

Assim, o mind share é um indicador de popularidade ou consciência do consumidor como resultado de publicidade e promoção.

Por exemplo, quando um consumidor decide comprar um veículo híbrido, pode pensar primeiro no Prius da Toyota, embora haja muitas alternativas.

Este seria um exemplo do Prius ter maior mind share do que outras marcas ou modelos. Da mesma forma, quando solicitada a nomear uma empresa de calçados esportivos ou um restaurante de fast food, as primeiras respostas da maioria dos consumidores seriam a Nike ou o McDonald’s – um exemplo da alta mentalidade dessas marcas.

Mind share vs. Market Share vs. Heart Share

Com o Mind share é difícil quantificar, mesmo com publicidade avançada e marketing nas redes sociais ferramentas e métricas. A participação de mercado é a maneira mais fácil de quantificar; é a porcentagem de um mercado definido em receita ou unidades que um item contém em comparação a um item concorrente.

Embora aumentar a participação de mercado seja o objetivo final de qualquer negócio, a construção de mentes pode ser um meio de atingir esse objetivo.

Alguns especialistas em publicidade afirmam que o mind share pode ser um indicador melhor para a saúde do negócio a longo prazo de uma empresa pequena do que a participação no mercado, porque significa que um produto está sempre disponível, é de alta qualidade e é apoiado por um atendimento de qualidade.

Semelhante ao mind share, “Temos o Heart Share” ou “Share of Heart” é o foco da mensagem na criação de envolvimento emocional com os consumidores, em vez de simplesmente se concentrar inteiramente na participação de mercado.

Nomes e Marcas com Forte Mind Share

O Mind share pode ser mais bem explicado quando os nomes de marcas entram no léxico como sendo o exemplo de um determinado tipo de produto. Q-tip, Kleenex, Advil, Coke e Google (ou “googling”) referem-se a produtos com marcas registradas específicas , mas também servem para identificar uma classe de produtos ou atividades.

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