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Marketing nas Redes Sociais | O que é Social Media Marketing

Continuando a nossa série de artigos sobre o Marketing Digital . Hoje eu quero falar sobre o Marketing nas Redes sociais.

O Marketing nas Redes Sociais ou simplesmente “Social Media Marketing” é um modo poderoso de fazer as empresas de todos os segmentos e tamanhos alcançarem potenciais clientes.

Seus clientes já estão interagindo com marcas através das redes sociais, e se você não estiver conectado diretamente com o seu público através dessas plataformas como Facebook, Twitter ou Instagram. Você acaba por perder!

O excelente Marketing nas redes sociais pode lhe proporcionar muito sucesso, ao criar defensores dedicados da sua marca e até mesmo o impulsionamento de leads e vendas através dos diversos canais já existentes.

O que é Marketing de Redes Sociais

Marketing de Redes Sociais ou SMM é uma estratégia de Marketing na internet que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo nas plataformas de mídias sociais para atingir metas de Marketing e Branding online.

O Marketing feito em uma rede social pode incluir atividades como publicação de atualização de texto, vídeo, imagem e até links compartilhados do seu Website. Tudo isso para impulsionar o envolvimento do público sem contar que ainda pode usar links patrocinados engajar mais ainda o seu publico alvo.

Redes Sociais e Marketing: Começar uma estratégia

Mídias sociais e Marketing

Antes de começar a criar campanhas de marketing nas redes sociais, considere as metas da sua empresa e campanha, precisa ter objetivos traçados. Começar uma campanha de marketing sem uma estratégia social em mente é como passear por uma floresta sem um mapa, você vai sim se divertir, mas provavelmente perderá.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao definir seus objetivos de marketing nas redes sociais.

  1. O que você espera alcançar através do marketing nas redes sociais ?
  2. Qual é o seu público alvo ?
  3. Onde seu público alvo está localizado e como eles usam as redes sociais ?
  4. Qual mensagem você deseja passar para o seu público com o Marketing nas redes sociais ?

Por exemplo, um negócio de e-commerce ou viagens, sendo altamente visual, pode obter muito valor a partir de uma forte presença no instagram ou no pinterest.

Uma empresa B2B pode encontrar mais conexões no Twitter ou no Linkedin.

Quer atingir metas? Entenda como o SMM – Social Media Marketing pode te ajudar

SMM - Social Media Marketing

O Marketing feito nas redes sociais podem te ajudar em vários dos seus objetivos, veja como.

  1. Para aumentar o tráfego do seu Site
  2. Para aumento de conversões
  3. Para conscientização da Marca
  4. Para criação de identidade de marca e associação positiva
  5. Para o melhoramento da comunicação e interação com o seu público alvo.

Quanto maior e mais engajado seu público alvo estiver nas redes sociais, mais fácil será para você atingir todos os outros objetivos de marketing da sua lista.

Dicas profissionais de Marketing nas Redes Sociais

Dicas profissionais de Marketing nas Redes Sociais

Pronto para começar a usar o SMM? Aqui estão algumas dicas que eu preparei para você começar sua estratégia de marketing e lançar suas primeiras campanhas.

  1. Planejamento de conteúdo – Como visto anteriormente, a construção de um plano de marketing nas redes sociais é essencial. considere trilhar o caminho da pesquisa de palavras chaves para te ajudar a obter ideias de conteúdo que engajem o seu público alvo. O que outras empresas do seu setor têm feito para impulsionar o engajamento nas Redes Sociais ?
  2. Consistência – O conteúdo Reina quando se trata do Marketing de Conteúdo e nas redes sociais não é diferente. Certifique-se de postar regularmente e oferecer informações realmente valiosas e que seus clientes acharão úteis e interessantes. O conteúdo que você compartilha em suas redes podem incluir imagens, vídeos, infográficos, guias com instruções e muito mais.
  3. Imagem da marca com consistência – O uso das redes sociais para o marketing permite que sua empresa proteja sua imagem em plataformas diversas. Embora cada plataforma tenha seu próprio ambiente e voz exclusiva, a identidade principal da sua empresa, seja amigável, divertida ou confiável, deve permanecer intacta.
  4. Redes Sociais para promover conteúdo – O Marketing de Mídias Sociais é um canal perfeito para compartilhar seu melhor conteúdo, quer seja do site ou blog com os seguidores da sua página nas redes sociais. Depois de aumentar o número de seguidores, você poderá postar todo o seu novo conteúdo e garantir que os leitores encontrem coisas novas imediatamente, Além disso, um conteúdo excelente do blog ajudará você a conquistar mais seguidores. É uma maneira surpreendente de juntar o Marketing de Conteúdo ao Marketing de Redes Sociais porque em muitos casos eles se relacionam mutuamente.
  5. Compartilhar links selecionados – Embora o uso das redes sociais para o marketing seja uma ótima estratégia de alavancar o seu próprio conteúdo para ganhar mais seguidores. Também é uma oportunidade de vincular a artigos externos. Se outras fontes fornecem informações valiosas que você acha que seu público alvo irá gostar, não tenha vergonha de criar uma ligação para esses links selecionados. Vincular fontes externas melhora a confiança. E você pode até ganhar links de volta para o seu conteúdo.
  6. Rastrear os concorrentes – É sempre importante ficar de olho nos concorrentes, eles podem fornecer dados valiosos para pesquisa de palavras chaves e outros insights de marketing nas redes sociais. Se seus concorrentes usam um canal ou técnica de marketing que estar a funcionar para eles, você é livre para seguir qualquer estratégia desde que siga sempre os princípios de cada plataforma.
  7. Como medir o sucesso com o Analytics – Você não pode determinar o sucesso de suas estratégias de marketing nas redes sociais sem rastrear dados. O Google analytics pode ser usado como uma ótima ferramenta de marketing nas redes sociais que ajudará você a avaliar suas estratégias que mais renderam durante qualquer campanha de marketing,  Alem de determinar quais estratégias devem ser abandonadas. Outra maneira de saber quantas pessoas clicaram no seu link é usando uma ferramenta como o Bitly. Acesso o campo de análise em cada plataforma para conhecer melhor onde seu público acessa mais.
  8. Administração da crise nas Redes sociais – As coisas nem sempre correm bem para algumas marcas nas redes sociais, isso você pode ter a plena certeza. É melhor ter uma manual para que seus funcionários saibam lidar com um problema. É importante lembrar, no entanto, que você não pode agradar a todos, o tempo todo, e que escolher um lado pode e provavelmente resultará em perturbar pelo menos algumas pessoas. Independentemente de como você escolhe lidar com essas situações. Brevemente trataremos desse assunto mais a fundo com exemplos, estudos e maneiras de ultrapassar uma crise nas redes sociais.

Como escolher a Rede Social ideal para o seu negócio e evitar a síndrome do Fracasso

Como escolher a Rede Social ideal para o seu negócio e evitar a síndrome do Fracasso

Como usar as redes sociais com base na quantidade de usuários e o ambiente exclusivo que cada um deles oferece. Algumas redes exigem estratégias diferentes. O que funciona para uma não funciona para outra. É preciso desenvolver estratégias adaptadas a cada uma delas.

1. Facebook

Facebook

O ambiente informal e amigável do Facebook requer uma estratégia de marketing muito ativo. Você pode começar por criar uma Fan page do Facebook. Você precisara prestar atenção no Layout, já que o componente visual é um aspeto fundamental para experiência dos seus fãs no Facebook.

O Facebook é uma rede social onde os fãs vão para relaxar e conversar com os amigos, além de compartilhar coisas engraçadas e muitas vezes também coisas educacionais.

Então mantenha seu tom leve e sempre amigável. E lembre-se, o alcance orgânico no Facebook pode ser extremamente limitado, então considere usar uma estratégia de publicidade paga, isso irá gerar um grande impacto na sua presença orgânica na sua página.

2. Pinterest

Pinterest

O Pinterest é umas das maiores tendências de Marketing nas redes sociais e é a que mais cresce. A plataforma é centrada apenas em imagem. O Pinterest é ideal para o varejo. Mas certamente qualquer pessoa pode se beneficiar do uso do Pinterest para fins comerciais ou anúncios para gerar mais vendas.

O Pinterest permite que as empresas mostrem suas ofertas de produtos e, ao mesmo tempo, desenvolver a personalidade da marca com publicações exclusivas e atraentes. Ao desenvolver sua estratégia no Pinterest, lembre-se de que o público principal da rede social é do sexo feminino. Se esse é o seu grupo demográfico, você precisa imediatamente correr para o Pinterest.

3. Twitter 

Twitter

Os Tweets bem mais sucedidos são criativos e conversacionais. Se a sua promoção é apenas promocional ou de vendas no twitter, os usuários ignoram seu conteúdo. A melhor maneira de ser visto nesta plataforma é se engajar em conversas e comentar sobre as tendências que surgem no seu setor de atuação.

Alem das mudanças constantes no algorítimo  que têm impressões totalmente limitadas, o grande volume de tweets pode tornar um post obsoleto em segundos; Isso é óbvio para tweets que são descaradamente promocionais.

É por isso que a voz que você emite e o tom da voz são a parte crítica quer seja texto, vídeo ou imagem. O Assunto do tweet precisa ser bem revisado antes de ir para o ar. Tweetar sobre eventos atuais num tom natural e de conversação, ao mesmo tempo em que o integra à sua filosofia de negócios é a melhor ideia para isso.

4. Linkedin

Linkedin

O LinkedIn é uma das redes sociais mais profissionais para o Marketing de negócios. Os Grupos do LinkedIn são um ótimo local para entrar em um diálogo profissional com pessoas em setores semelhantes e fornecem um local para compartilhar conteúdo com indivíduos que pensam como você. Também é ótimo para postar trabalhos e redes de colaboradores no geral.

Incentive os clientes a darem ao seu negócio uma recomendação no seu perfil do LinkedIn.

As recomendações fazem com que sua empresa pareça mais confiável para novos clientes. Pode também navegar na seção Perguntas do LinkedIn; Fornecer respostas ajuda você a se estabelecer como um líder de pensamento e ganhar confiança.

5. Youtube

Youtube

O YouTube é o primeiro lugar para criar e compartilhar conteúdo de vídeo, e também pode ser uma ferramenta de marketing de mídia social incrivelmente poderosa.

Muitas empresas tentam criar conteúdo de vídeo com o objetivo de tornar seu vídeo “viral”, mas na realidade essas chances são muito pequenas.

Em vez disso, concentre-se na criação de vídeos instrutivos úteis.

Esses vídeos de instruções também têm o benefício adicional de obter classificação nos resultados de pesquisa de vídeo do Google, portanto, não subestime o poder do conteúdo de vídeo!

6. Instagram

Instagram

A grande maioria dos usuários do Instagram tem menos de 35 anos, com uma divisão bastante próxima entre usuários do sexo masculino e feminino. Os Estados Unidos têm o maior número de usuários do Instagram, seguidos de perto pela Índia, Brasil e Indonésia.

Essa é uma boa informação para você começar, mas você precisa ir além desses dados demográficos gerais do Instagram para definir um público-alvo exclusivo da sua marca.

Lembre sempre que uma vez que a definição do seu mercado-alvo é uma das partes mais importantes da sua estratégia de marketing.

  • Determine quem já compra de você.
  • Verifique as análises em seus outros canais de mídia social para saber quem segue você até lá.
  • Faça uma pesquisa completa sobre os concorrentes .
  • Crie uma declaração de valor clara para sua marca.

Depois de entender quem é seu público, pense no tipo de conteúdo que deseja ver. Que tipo de conteúdo eles publicam em suas próprias contas? Como eles interagem com seus concorrentes ou marcas similares.

Mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo já estão usando o Instagram para negócios, e mais de 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil de negócios todos os dias. Acho isso suficiente para você migrar o seu negócio para o Instagram.

Entendendo melhor o Social Media Marketing

A mídia social em si é um termo abrangente para sites que podem fornecer ações sociais radicalmente diferentes. Por exemplo, o Twitter é uma rede social projetada para permitir que os seus usuários compartilhem mensagens curtas ou “atualizações” com outras pessoas. O Facebook, ao contrário, é uma rede social completa que permite compartilhar atualizações, fotos, vídeos, participar de eventos e uma variedade de outras atividades.

Marketing de Redes Sociais e a relação com Blogs

Marketing de Redes Sociais e a relação com Blogs

Toda empresa precisa ter perfis nas redes sociais. Do ponto de vista dos blogs, o tráfego de mídia social é um dos mais segmentados disponíveis (e é gratuito). Do ponto de vista da marca, você pode obter feedback de seus fãs mais leais por meio de campanhas e interações nas diferentes redes sociais existentes. Depois de criar confiança e converter esses usuários em clientes.

As mídias sociais mudaram o mundo do SEO e do marketing online. Todos nós vimos as redes sociais ganharem grande influência nos rankings dos mecanismos de busca.

Nos últimos dois anos, muitas empresas de marketing de Redes Sociais nasceram e se posicionaram ao mercado e criaram reconhecimento de marca através de Campanhas segmentadas.

Houve um tempo em que você só conseguia tráfego dos mecanismos de pesquisa (e do tráfego pago). Mas agora, a situação mudou completamente, e os profissionais de marketing da Internet e os blogueiros usam novas estratégias de marketing para explorar os fluxos de tráfego provenientes de redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin.

Considerações Finais sobre o SMM

Considerações Finais sobre o SMM

SMM significa marketing em redes sociais ou a promoção de bens e serviços através de mídia digital. Com ele é possível executar uma campanha promocional e aumentar o tráfego para seu website.

O principal objetivo do SMM é melhorar a comunicação com os usuários, aumentar a visibilidade da marca e alcançar mais clientes (potenciais).

O SMM é feito com a criação de conteúdo de qualidade que os usuários das redes sociais compartilham com seus amigos (transmitindo informações eletronicamente, ou seja.

O objetivo da SMM é obter feedback direto dos usuários (ou potenciais clientes), para que a empresa tenha um carimbo pessoal ao mesmo tempo, ou seja, pareça mais humana.

Por meio de opções interativas nas redes sociais, os clientes têm a chance de serem ouvidos, seja ao fazer perguntas ou reclamações sobre os produtos e serviços que a empresa oferece.

Esse tipo de SMM é chamado de Social Relation Management (CRM social), o que pode aumentar ainda mais a credibilidade e o retorno sobre o investimento (ROI), é claro, se os usuários estiverem satisfeitos com o conteúdo, o relacionamento com a empresa e o serviço prestado.

Promoção SMM ativa

Promoção ativa significa adicionar links (aplicativos) que levam do conteúdo do site até as redes sociais e vice-versa.

As redes sociais que podem ser usadas como meio de Social Media Marketing São:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram
Youtube
Pinterest

Cada rede social tem seus próprios Termos de Uso, que são diferentes para pessoas físicas e jurídicas, ou seja, empresas.

A única diferença é que as empresas têm a opção de criar estratégias de campanhas publicitárias pagas para alcançar um público mais amplo, melhorando assim o tráfego para um site ou uma página da Web segmentada.

Se desejar implementar uma estratégia séria de Social Media Marketing pode consultar os meus serviços pela Página de contacto, estarei disponível para ajuda-lo em todas as etapas do Marketing da sua empresa.

Quanto mais você interagir com o cliente, maior será sua fidelidade à marca.

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