fbpx

4 Grandes lições que podemos aprender com o Pantera Negra sobre Design e Marketing de Produtos

Pessoalmente, o filme Pantera Negra é definitivamente um dos dos melhores filmes que eu vi na minha breve existência no Planeta Terra. Me Desculpem por dramatizar o momento.

O Filme passou a vender mais de US $ 700 Milhões em menos de 2 semanas. O que é mais de 200% no lucros. Considerando que o orçamento para o filme era apenas de US $ 200 Milhões de Dólares norte Americanos.

O que fez deste filme um enorme sucesso? Existem tantos factores intimamente vinculados, mas um dos mais populares desses factores é o Seguinte:

O PANTERA NEGRA NÃO É APENAS UM FILME, É UM MOVIMENTO

Pantera Negra
Mandatory Credit: Photo by Michael Buckner/Variety/REX/Shutterstock (9342545ak)
Chadwick Boseman ‘Black Panther’ film premiere, Arrivals, Los Angeles, USA – 29 Jan 2018

Finalmente, temos um activista universal pelo facto de que a África não é um País cheio de leões, Zebras e pessoas de tanga feito equipes, mas sim! Um continente de culturas diversas, recursos imensos e um brilho excepcional.

O Pantera negra é realmente a pessoa mais rica do Universo da Marvel.

É uma vitória para toda a Cultura Negra. Mas agora a questão é; O que o Pantera Negra pode nos ensinar sobre Marketing e Construção das Melhores Marcas.

1. PARE DE TENTAR VENDER O SEU PRODUTO. EM DISSO. CRIA UM MOVIMENTO

Movimento Wakanda Forever

O Filme Pantera Negra em si e centrado em torno de um movimento; Qual é o empoderamento da Raça Negra. Grande parte da propaganda do filme foi feita por pessoas de acreditavam que a raça negra deveria ser fortalecida.

Isso foi evidente quando um fã criou uma hashtag #whatblackpanthermeanstome; que ajudou as pessoas a expressarem sentimentos sobre o filme. O Hashtag passou a se manifestar nos EUA. E mais tarde foi criado outra Hashtag que passou a manifestar-se nos Estados Unidos #Wakandaforever; que levou a Tendência para o Mundo inteiro.

Muitas vezes, os empresários se concentra em tentar convencer as pessoas sobre o porque eles deveriam escolher o seu produto. Dando-lhes uma infinita lista de recursos e atributos que lhes permitem fazer mais e mais.

Tudo isso é bom até certo ponto. Mas precisamos entender que os seres humanos são antes de tudo seres emocionais antes de serem racionais. Então, na maioria das vezes tomamos decisões com base em como nos sentimos antes do raciocínio lógico.

E ao fornecer uma lista de recursos e atributos, você está tentando atrair nosso raciocínio lógico.

Mas ao expressar em voz alta um causa em breves palavras directas que dão uma resposta, você está atraindo primeiro as nossas emoções. se vier-mos nessa abordagem, obteremos pessoas que acreditam apaixonadamente pela causa que defendemos para usar nosso produto e compartilhá-lo depois de usá-lo.

2. NÃO CRIE UM PRODUTO PARA TODOS

Pantera Negra - Actores - Marketing

Com um Director Preto, a maioria do elenco sendo de raça negra e um cenário africano, parece que o filme Pantera Negra foi feito pelos negros para a comunidade negra. e como os negros estão apaixonadamente apaixonados por isso, o resto do mundo pegou.

Esta é uma grande lição fundamental no Design de produto, seu produto deve resolver os problemas de um determinado grupo de pessoas antes de falar em dinheiro.

Seu produto deve resolver os problemas do seu público alvo fazendo que eles não parem de falar sobre o tema e compartilhar a experiência com os demais amigos.

Essa também é a história do Facebook. Foi construído pela primeira vez para Harvard, eles resolveram as necessidades de todo o Campus e a maioria não conseguiam parar de falar sobre o Facebook. Em breve, a marca se espalhou para outras universidades e em todo País ( EUA ) e agora é uma Marca Global.

3.  O TEMPO

Marketing Com Pantera Negra

Na indústria do cinema, a maioria dos Blockbusters geralmente são lançados no verão ou em Dezembro, quando as pessoas têm tempo para ver filmes. Então foi estranho quando o Pantera Negra foi lançado neste Fevereiro de 2018. Mas os executivos de Marketing da Marvel entenderam o porquê.

Fevereiro é o Mês da História Negra nos Estados Unidos, que, aliás, tem a maior receita nas bilheteiras do Cinema. Então, o melhor momento do que o mês que representa a Força dos Negros não existiu para ocasionar o lançamento do Pantera Negra.

Isso levou a resultados incríveis e previsíveis, como por exemplo: Escolas patrocinaram alunos para ir ver o filme em comemoração ao Mês da História dos Negros.

FACTOS IMPORTANTES: 

ONG leva crianças negras que nunca foram ao cinema para assistir ‘Pantera Negra’ em Cuiabá

Ator de ‘A força do querer’ leva cem crianças para sessão de ‘Pantera Negra’

E líderes notáveis, incluindo Serena Williams e Dwyane Wade, da comunidade negra patrocinaram crianças para ir e ver o filme.


Isso reforçou ainda mais seu movimento e aumentou a venda de ingressos.

4. O MAIS IMPORTANTE, O PRODUTO TEM QUE SER INCRÍVEL

A Parte mais incrível do Mercado com o Pantera Negra foi a criação do próprio filme. Antes do lançamento do filme, o hype em torno dele já era avassalador. parecia impossível para o filme atender as expectativas. Mas fez, com uma grande classificação no IMDb de 7,8/10 e outra classificação no Rotten Tomatoes de 97%, o que tornou o filme ainda mais famoso.

Mesmo se você tiver as melhores agências no mundo tentando comercializar um produto ruim, não iria muito longe ao longo prazo. Muitas pessoas podem compra-lo inicialmente, mas, depois que as primeiras pessoas começarem a usar e compartilhar as suas experiências com o produto. O resto do mercado perde a fé e nem se incomoda em comprar o seu produto.

O Melhor marketing que qualquer Startup pode ter é um óptimo produto, e um óptimo produto é aquele que resolver a necessidade do seu público alvo quase perfeitamente.

CONCLUSÃO

O Pantera Negra não é apenas um filme incrível. Ele é capaz de fazer o que muitas marcas e empresas não conseguiram fazer por longos anos de existência; Criar um Movimento.

O que você acha sobre o filme e o que mais você acha que ajudou o filme a ser bem sucedido no mundo todo ? Deixe nos comentários.

 

Comentar neste artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top