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Inbound Marketing | Definição e exemplos

Inbound Marketing é uma estratégia baseada na atração do seu público alvo, acompanhando-os em todo o processo desde o momento em que eles entram em contacto com a marca até se tornarem clientes fiéis.

A metodologia do Inbound Marketing é baseada numa série de técnicas não intrusivas que ajudam as marcas a:

  • Atrair visitantes e tráfego para seus sites.
  • Tornar esses visitantes em clientes fiéis, ou seja Leads potencialmente interessados em converter e com aqueles que podem estabelecer um relacionamento de longo prazo.
  • Automatizar o processo de marketing para que as conversões demorem menos que o esperado.

Como característica fundamental desta estratégia, é necessário enfatizar que técnicas não invasivas são sempre empregadas: trata-se de convidar o cliente a chegar até nós em vez de invadir sua vida cotidiana com publicidades agressivas.

Os 5 estágios do Inbound Marketing

Os 5 estágios do Inbound Marketing

Para entender melhor o processo do inbound marketing, devemos ter em mente que ele está estruturado em torno de cinco grandes pilares; Atração de tráfego, conversão, automação de marketing, lealdade e análise.

1. Atração de tráfego qualificado

Para que todo o processo comece, o primeiro passo é atrair usuários para o site da sua marca. No entanto, não buscamos gerar visitas de maneira massiva, mas nos concentramos em levar usuários de qualidade ao site, usuários que correspondam ao seu perfil de clientes ideal.

Para atingir esse objetivo, você deve confiar em várias técnicas como:

SEO – Search Engine Optimization: Se criar estratégias de posicionamento do seu site nas primeiras páginas nos mecanismos de pesquisa, seu site funcionará como uma resposta às necessidades do usuário no momento certo.

Marketing de Conteúdo: Oferecer aos seus visitantes conteúdos valiosos no momento em que eles precisam, reforçará o processo de atração.

Redes Sociais: Use-as como canais de difusão para ajudar seu conteúdo a alcançar mais visitantes para o seu negócio.

2. Conversão

Depois que o visitante acessar o seu site, você desejará que ele deixe seus dados para se tornar um lead e continue recebendo mais informações úteis para nutri-lo.

Para converter usuários em potenciais clientes. A Estratégia clássica é fornecer a eles conteúdos valiosos em troca de deixar seus dados em qualquer formulário criado especificamente para captação de lead.

Mas existem muito mais opções, como oferecer demostrações gratuitas de seus produtos, reuniões ou interagir com elas por meio de um telefonema ou chat ao vivo.

Em qualquer caso, o objectivo será sempre obter seus dados e adicionar essas informações ao seu banco de dados.

3. Automação de Marketing

Esse pilar do Inbound Marketing é baseado na sistematização do processo pelo qual você se comunica com seus leads até que eles se tornem clientes. Para isso, você pode usar técnicas como:

  • Lead scoring (Pontuação). Uma técnica baseada no projeto de um sistema de avaliação que permite avaliar objetivamente a probabilidade de um lead se tornar cliente.
  • Lead Nurturing (Nutrição de Leads). Com base na pontuação obtida e nas características do lead, você projeta uma série de fluxos automáticos para enviar informações relevantes aos seus contatos de acordo com as necessidades apresentadas.

4. Lealdade 

O processo não termina quando você consegue converter um lead em cliente. O Próximo passo é fazer com que esse cliente permaneça com você a longo prazo.

Como resultado de estratégias de fidelidade, nisso estamos a falar em Boletins informativos, ofertas e incentivos para captar a atenção do cliente.

Projetar uma estratégia de fidelidade eficaz é muito benéfico para a empresa, já que manter um cliente é muito mais barato do que adquirir um novo cliente desde o zero.

5. A Análise

Nenhuma estratégia de Inbound Marketing será concluída se não tiver um plano para medir e analisar os resultados.

Para isso, você terá que definir cuidadosamente os KPIs (Principais indicadores de desempenho), ou seja, as métricas mais relevantes para avaliar se sua estratégia estão no caminho certo para o sucesso.

Também é necessário estabelecer controles periódicos para analisar os resultados presentes e ajustar as ações previamente estabelecidas dependendo deles. Isso fará com que sua estratégia de Inbound Marketing melhore com o tempo.

O Funil de conversão do Inbound Marketing

Fases do Inbound Marketing
Fases do Inbound Marketing/Fonte: meuredator.com.br

O Inbound Marketing é baseado no acompanhamento dos usuários durante todo o processo, desde o momento em que eles nos encontram até se tornarem clientes fiéis.

Portanto, é importante conhecer detalhadamente como esse processo funciona e quais estratégias são as mais apropriadas para cada estágio.

O Funil de conversão é uma ferramenta essencial para entender esse processo.

É uma representação gráfica das diferentes etapas da jornada do consumidor. Seu formato de funil deve-se ao número de usuários que diminuem em cada estágio, ou seja, se quiser obter conversões X, o número de usuários que precisamos atrair para o site deve ser maior.

Dentro do Funil de conversão, podemos distinguir três etapas principais.

  1. TOFu – Topo do Funil ou Primeiro contato. Nesta fase,os usuários acabam de detetar que têm necessidade que estão tentando resolver. Portanto, nesta fase, devemos ter conteúdo que responda amplamente às diferentes necessidades dos usuários, como E-books, infográficos ou tutoriais. Também podemos usar anúncios gráficos, campanhas de vídeo em redes sociais e publicidade nativa.
  2. MOFu – Meio do funil ou Quando o usuário avalia as diferentes opções disponíveis. Após a pesquisa inicial, o usuário considera diferentes opções que poderiam satisfazer sua necessidade. Aqui, é necessário oferecer conteúdo com maior grau de especialização. Como entrevistas de especialistas, guias detalhados, depoimentos ou vídeos que mostram o seu produto. Entre estratégias de publicidade mais adequadas estão o E-mail Marketing e Marketing nas Redes sociais e Retargeting.
  3. BOFu – Parte inferior do funil ou na Fase do fechamento final da venda. Aqui, o usuário já está praticamente pronto para converter e só falta o impulso final. Para incentivá-lo, podemos oferecer testes gratuitos, ofertas de lançamento e serviços especializados. Em relação aos canais promocionais, destacam-se o Search Engine Marketing – SEM e Anúncios Sociais.

Benefícios do Inbound Marketing

Benefícios do Inbound Marketing
Benefícios do Inbound Marketing/Fonte: Resultados Digitais
  • Os benefícios do Inbound Marketing falam por si. Segundo o estudo “Os resultados do inbound marketing” Podem:
  • Gerar um Lead qualificado e 12 inscritos em cada 370 Visitas ao site.
  • Pode duplicar os contatos de marketing qualificado de uma empresa por dois em um ano e multiplica-lo por sete em dois.
  • Quanto aos Leads, em apenas um ano eles multiplicam por 5 e em dois por 14.
  • E, claro, também gera muito tráfego ao site da marca; No primeiro ano multiplicam por 4 e no segundo, por 12.
  • Além disso, o inbound marketing é eficaz para empresas de todos os setores, em troca, o B2C registra um aumento maior nas visitas acumuladas.

Mas os números não são tudo: Também é necessário ter em mente que o inbound marketing é um investimento de longo prazo que multiplica os ativos da sua empresa. Graças ao inbound marketing, podemos alcançar os seguintes benefícios:

  • Conteúdo próprio que posiciona a empresa como especialista no setor e que pode ser rentável por anos.
  • Canais próprios para aquisição orgânica e direta de clientes, ou seja,independente dos meios de pagamento.
  • Um banco de dados de contatos qualificados que só crescerá com o tempo.
  • Maior alcance e comunidade em torno da sua marca.
  • Fortalecimento da marca ou imagem de marca da empresa, graças ao maior número de visitas e interações alcançadas.
  • Uma série de processos de automação de marketing que resultam em economia permanente de recursos.

Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis para organizar suas ideias e conhecer um pouco mais sobre o Inbound Marketing e como trabalhamos na Digital Marketing Angola. Se você quiser continuar a aprender mais, recomendamos que você dê uma olhada nestes artigos:

  • SEO: as vantagens do SEO (posicionamento do mecanismo de pesquisa) no Inbound Marketing e como ele pode ajudá-lo a atrair tráfego qualificado para o seu site.
  • Conteúdo: a estratégia de conteúdo é uma parte essencial do marketing. Descubra as chaves para criar conteúdo relevante e valioso para atrair mais visitantes.
  • Social: as redes sociais são canais fundamentais de difusão dentro de sua estratégia de Inbound Marketing. Descubra como aproveitar seu potencial orgânico e pago.

E não se esqueça que ainda há o passo mais importante: iniciar sua própria estratégia de Inbound Marketing! Se você está procurando maneiras de atrair novos clientes e mantê-los a longo prazo, gostaríamos de ajudá-lo com esse objetivo e fazer parte de sua equipe. Podemos ajudá-lo a atrair visitantes para o seu site, acompanhá-los durante todo o processo de conversão e automatizar o processo de comunicação para tornar sua vida muito mais fácil.

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