fbpx

Hospedagem Compartilhada de Sites – Conheça alguns pontos que precisa determinar na contratação da sua Hospedagem Web

O QUE É HOSPEDAGEM COMPARTILHADA

Hospedagem compartilhada ou em inglês ( Shared Hosting ) são serviços oferecidos por empresas de hospedagens de sites, onde os recursos disponíveis no Servidor são compartilhados entre muitos outros usuários.

Numa hospedagem compartilhada cada cliente tem seu próprio limite para cada serviço disponível como: Espaço em disco, tráfego mensal, contas de email, contas FTP, bancos de dados, etc.

Por outro lado, todos os recursos disponíveis para o melhor funcionamento do servidor, são compartilhados como por exemplo: A memória RAM e CPU, com apenas um Servidor Apache, o servidor MYSQL e o servidor de Correios se concentram numa base de Compartilhamento de recursos entre vários clientes.

PORQUE CONTRATAR UMA HOSPEDAGEM COMPARTILHADA ?

Em muitos casos torna-se mais econômico contratar uma hospedagem compartilhada para começar um determinado projeto, claro que todo projeto na internet quando bem feito cresce e depois surge a necessidade de se aumentar os recursos para obter um desempenho melhor do aplicativo.

Contratar uma hospedagem Compartilhada é a maneira mais econômica de ter o seu projeto na internet simplesmente porque os gastos com o servidor são cobertos por vários clientes.

DESVANTAGENS DE UMA HOSPEDAGEM COMPARTILHADA

Quando se trata de olhar para as desvantagens de uma hospedagem compartilhada, o maior problema é a limitação dos recursos postos a sua disposição, ao contratar uma hospedagem compartilhada você vai compartilhar quase todos os recursos com outros usuários, sendo que cada usuário tem  suas restrições no servidor compartilhado.

Vamos ver um grande exemplo que acontece em vários serviços de hospedagem nas grandes e médias empresas: Se qualquer um dos usuários no servidor compartilhado utilizar uma quantidade elevada de recursos como o tráfego e a CPU, capacidades de Email, etc. É bem provável que você ou outros usuários na mesma máquina experimentem o pior desempenho de uma hospedagem compartilhada.

Outra grande desvantagem é a incapacidade de instalar módulos e programas no servidor que você precisa afim de executar sites ou Scripts que requerem recursos especiais.

Os serviços de hospedagem compartilhada surgiram com o objectivo de satisfazer a maioria dos clientes  ou cobrir necessidades e assegurar simultaneamente a segurança e estabilidade do próprio servidor.

Muitas das vezes podes não encontrar os módulos necessários para executar um determinado projecto, é necessário tirar essas dúvidas junto do seu fornecedor de hospedagem web para verificar a disponibilidade dos recursos que precisa.

VANTAGENS DE UMA HOSPEDAGEM COMPARTILHADA

Com certeza as vantagens de uma hospedagem web compartilhada superam as desvantagens para a maioria das pessoas que buscam por serviços de hospedagem web.

Claro que tudo depende da quantidade de sites alojados e a quantidade de espaço e tráfego que irá necessitar para cada um dos domínios que for incluir  numa hospedagem web compartilhada, sendo que uma das grandes vantagens é poder incluir vários domínios nesse tipo de serviço deixando assim de contratar vários planos para cada domínio que tiver sob seu controle. Nestes casos deverá encontrar planos que se enquadram com a quantidade de aplicativos que deseja instalar.

A outra grande vantagem é sempre por obter preços mais baixos com a hospedagem compartilhada, isso com certeza é um fator decisivo para a maioria das pessoas que buscam contratar um serviço deste porte.

A segunda grande vantagem é que neste tipo de serviço não precisa realizar quaisquer tipo de manutenção do servidor ficando apenas por tomar conta dos seus aplicativos, a parte técnica fica sempre por conta da empresa que fornece o serviço de hospedagem web.

Cerca de 90 por cento de todos os sites são hospedados em servidores compartilhados,  a hospedagem compartilhada torna-se sempre a preferida em todos os casos como sendo uma solução adequada.

Tudo isso deve-se porque as empresas oferecem planos mais baratos e não requer quaisquer habilidades de administração Linux ou Windows por parte do cliente, tudo que tem a fazer nestes casos é enviar os arquivos do seu site para a hospedagem.

É bem verdade que pode enfrentar alguns problemas dentro do seu aplicativo, como no wordpress muitas das vezes algum Plugin não consegue funcionar corretamente, como o Jetpack que muitas das vezes pode apresentar erros de conexão com o servidor e tem que chamar o suporte e a grande vantagem ve-se justamente nestes casos, em que você não precisa tomar conta da parte técnica podendo apenas abrir um ticket e pedir suporte, como em várias empresas de hospedagem oferecem todos os recursos para entrar em contacto com a equipe de suporte. Tais recursos envolvem: Telefone de suporte premium e dedicado, Email ou abertura de chamados.

Todas as empresas de hospedagem compartilhada oferecem painel de controle fácil de manusear e baseado em web, por isso a administração do site ou blog torna-se fácil, fazer upload do seu site, criar contas de e-mail e criar novos bancos de dados.

Com uma hospedagem compartilhada você poupa muito tempo e não precisa ter dores de Cabeça porque alguém está do outro lado vai ou está a tomar conta da manutenção do servidor, por isso é a maneira certa de você iniciar os seus projetos na internet.

CONCLUSÃO 

Ao contratar uma hospedagem compartilhada deve levar em conta muitos factores que entre as empresas que oferecem estes tipos de serviços normalmente são iguais, existem planos de hospedagem que lhe oferecem hospedagem compartilhada ilimitada, podendo hospedar vários sites ao mesmo tempo, vários domínios e ocupar um elevado espaço para os teus aplicativos.

Leve em consideração empresas que lhe podem oferecer a criação de várias contas de Email, no mínimo 10 contas de Email, mas existem empresas que oferecem contas de email ilimitados até para os domínios adicionais na sua hospedagem, podendo criar várias contas de emails para tudo o que precisar.

O tráfego consumido pelos teus aplicativos é a parte crucial de qualquer site alojado em uma hospedagem compartilhada, caso seu domínio estiver a receber 20.000 à 50.000 visitas por mês não contrate uma hospedagem compartilhada, pode ser prejudicial pois o teu site ficará fora do AR muitas vezes e principalmente se a hospedagem não for ilimitada o seu site pode ficar fora do AR até chegar o proximo mês para completar o ciclo de consumo.

Ao contratar uma hospedagem web deverá saber antes em qual sistema operativo seu aplicativo vai ser instalado, isto é o sistema do operativo do servidor que deverá ser Linux ou Windows, é muito simples tomar essa decisão bastando apenas conhecer em qual sistema o seu site está sendo desenvolvido.

PHP – A hospedagem Linux é mais indicada para quem vai usar a programação PHP para os sites que deseja hospedar, como é o caso do WordPress. É recomendada a hospedagem com o sistema operativo Linux para rodar estes aplicativos.

ASP ou .NET – Nesses casos o que vai precisar é de uma Hospedagem com o sistema operativo Windows.

Devo salientar aqui que o sistema operacional do servidor não tem nada haver com o teu computador, poderá acessar esses serviços em qualquer computador desde que este se disponha de uma conexão com a internet.

EMPRESAS E PREÇOS DE HOSPEDAGEM 

Existem várias empresas que fornecem serviços de hospedagem e registo de domínios com preços acessíveis, porém na média uma hospedagem compartilhada em Angola pode custar dos 1.000 AKZ à 10.000 AKZ Mensais. Nas empresas de hospedagem estrangeira pode custar em USD 5 à 25 dólares mensais, dependendo do plano que for necessitar existem muitas opções para quase tudo na internet.

 

4 thoughts on “Hospedagem Compartilhada de Sites – Conheça alguns pontos que precisa determinar na contratação da sua Hospedagem Web”

  1. Pingback: AngoWeb - Hostingmais

  2. Pingback: Iberweb - Hospedagem de Sites e Registo de Domínios - Hostingmais

  3. Pingback: Hospedagem Cloud - O que é e onde contratar o melhor serviço - Hostingmais

  4. Pingback: Alojamento de Sites Grátis - Saiba absolutamente Tudo sobre o Serviço

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top