fbpx

Hospedagem Cloud – O que é e onde contratar o melhor serviço

Hoje em dia muito se diz sobre tecnologia Cloud Computing, em diversas vezes usamos essa tecnologia sem mesmo dar conta que a usamos, grande exemplo é o Google Drive e o mais recente serviço da Hostingmais, criados para armazenar ficheiros e documentos através de um espaço privado em nuvem.

Mas não é deste assunto que iremos tratar neste artigo, falaremos simplesmente de um tipo de hospedagem web que trabalha na nuvem, cujo os serviços são adequados para sites ou aplicativos que recebem alto tráfego.

O QUE É HOSPEDAGEM CLOUD ?

O que é Hospedagem na Nuvem , Hospedagem Cloud, Cloud Hosting

Hospedagem Cloud é um tipo de hospedagem na internet que armazena sites e aplicativos em servidores virtuais que usam vários recursos em redes de grande tráfego com servidores físicos, é o tipo de hospedagem que você paga pelo serviço contratado e quando necessitar de mais recursos o serviço de hospedagem pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente.

Cloud Hosting existe como alternativa para hospedagem de sites em servidores individuais ( quer seja dedicados ou compartilhados ), e pode ser considerado como uma extensão do conceito de hospedagem em cluster, onde sites estão hospedados em vários servidores. no entanto denominado Cloud. A rede de servidores que são usados para este tipo de serviços é muito vasta e muitas vezes as informações são transferidos em vários Data centers ( Centro de Dados ) em locais diferentes.

Hospedagem de sites ou Alojamento de Sites na Nuvem é a evolução do Servidor virtual, porque permite a rápida migração para outro Hardware quer seja físico ou Cloud caso o principal apresente alguma falha, por outro lado é uma opção com custo muito reduzidos e comparado ao servidor dedicado porém com qualidade muito superior.

A grande diferença é que o servidor dedicado está sujeito a apresentar mais falhas. A vantagem em relação à hospedagem compartilhada é que não custa consideravelmente mais e ainda assim permite a isolação de recursos e que um site aguente uma quantidade muito superior de acessos ao mesmo tempo.

Na imensa nuvem de servidores há sempre um ou mais servidores físicos de reserva e sempre operacionais para quando os servidores virtuais apresentarem uma falha, automaticamente tudo é transferido para um servidor físico garantindo assim total disponibilidade do serviço.

O Servidor Cloud é, nada mais nada menos, do que uma técnica aplicada aos servidores web. Assim todos os servidores processam todas as aplicações contidas “na nuvem” e utilizam para isso a soma de seus recursos. Assim, cada Servidor Cloud é um servidor virtual que utiliza recursos seus e dos demais para executar as tarefas e requisições solicitadas.

QUEM PODE BENEFICIAR DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA NUVEM 

Com o aumento da concorrência no mercado, estes serviços terão um preço reduzido e tal serviço irá beneficiar vários clientes dando mais opções de utilização.

Em Angola existem poucas empresas de Hospedagem oferecendo este serviço.

Hospedagem na Nuvem é recomendando para empresas ou sites que superaram os recursos do seu provedor de hospedagem web partilhado, se um site cresceu e se tornou bastante popular e tem provocado vários problemas de conexão através dos recursos oferecidos pelos seu provedor de hospedagem é hora de contratar um servidor na nuvem para hospedar o seu site.

Muita das vezes a solução seria contratar um servidor dedicado, o seu site ficaria em seu próprio servidor. O problema com uma hospedagem dedicada é que custa mais caro e requer um certo nível de conhecimento em tecnologias de informação.

CONHEÇA OUTROS BENEFÍCIOS DE HOSPEDAGEM NA NUVEM

Segurança: Ao contratar um serviço de hospedagem web, não importando se é cloud, dedicado ou compartilhado, a primeira coisa a se pensar é na segurança dos arquivos do seu site ou aplicativo, contratando uma hospedagem na nuvem você acabou de agraciado pela segurança dos seus arquivos, os seus arquivos são distribuídos em servidores redundantes, as informações armazenadas na nuvem estão protegidos contra falhas de hardware, backups instantâneos e automatizados para garantir que o seu conteúdo permaneça seguro e sempre actualizado.

Personalizáveis: Hospedagem na Nuvem permite que você mesmo possa personalizar o seu servidor de acordo com a sua necessidade, você pode especificar todos os aspectos concernentes ao processamento, espaço, o sistema operacional do servidor, como também pode configurar o seu servidor para que apresente o seu conteúdo da melhor maneira possível.

Confiável: Hospedagem na Nuvem é muito melhor que uma hospedagem compartilhada, onde os problemas de com a conta de outro cliente podem afectar o funcionamento do seu site, na hospedagem Cloud os seus problemas são isolados, garantindo que o seu problema ou o problema de outro usuário não afecte nem o seu e nem de qualquer outro cliente.

Escaláveis: Os servidores na Nuvem escalam com uma super velocidade incrível, É possível expandir ou reduzir os recursos do servidor garantindo que o servidor mantêm-se com a demanda sem desperdiçar dinheiro em recursos desnecessários. imagina ter essa flexibilidade numa única contratação.

Acessível: Hospedagem na Nuvem cobra apenas pelos recursos que vai usar no servidor, na medida que sua demanda vai crescendo você pode adicionar novos recursos no servidor de maneiras a garantir que o serviço se mantenha na medida do que vai necessitar a cada crescimento do seu aplicativo alojado no servidor.

ONDE CONTRACTAR SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM  NA NUVEM 

A IBERWEB ANGOLA oferece um dos mais ricos serviços de hospedagem na nuvem e com servidores nacionais localizados em Lisboa, oferece vários pacotes e planos de hospedagem.

A Cloud Segura da Iberweb Angola é suportada em discos SSD de alta perfomance, o que garante melhor fiabilidade e desempenho ao seu servidor.

Os serviços da Iberweb Angola oferecem Estabilidade, rapidez, Segurança, Redundância, alta disponibilidade e controlo total.

COMO ESCOLHER UM SERVIÇO DE HOSPEDAGEM CLOUD

Antes de escolher um plano de hospedagem cloud, é importante entender os formatos no qual esse serviço pode ser contratado. No básico, temos no mercado três modelos distintos de serviço cloud. Que são:

SaaS (Software as a Service ou Software como serviço)

Neste modelo, um determinado aplicativo ou site roda na nuvem e está disponível diretamente para seus usuários. Ela pode ser acessada através de um navegador web ou um aplicativo próprio. Podemos citar como exemplos de SaaS o Gmail, Hotmail, Dropbox, Facebook, Instagram e muitos outros.

PaaS (Platform as a Service ou Plataforma como serviço)

Este é o modelo no qual se encaixam as hospedagens de sites, blogs e lojas virtuais que estão na nuvem. Neste modelo você está a contratar a plataforma cloud como um serviço.

Essa plataforma disponibilizará os recursos necessários para hospedar o seu site ou aplicativo, como por exemplo servidores, bancos de dados e outros recursos. Praticando este modelo podemos citar as próprias empresas de hospedagem de sites que oferecem serviços de Cloud Hosting. O serviço é oferecido em plataformas específicas para atender à demanda dos desenvolvedores e pessoas que desejam hospedar um site nos servidores de hospedagem cloud.

IaaS (Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como serviço)

Este é o modelo utilizado por equipes de TI e empresas que desejam virtualizar sua infra-estrutura. Para contratar tal modalidade, você deverá configurar praticamente do zero os sistemas e aplicações que deseja utilizar, se aproveitando da infra-estrutura fornecida para tal. Como exemplo desse tipo de serviço, podemos citar a cloud da Amazon (AWS), que oferece diversas modalidades de infra-estrutura como serviço. A Amazon também oferece soluções do tipo PaaS e SaaS em seu portfólio.

Tendo esses conceitos em mente, você já terá condições de diferenciar o tipo de serviço que precisa contratar. A partir daí, o ideal é fazer um levantamento de requisitos sobre o tipo de aplicação que se pretende hospedar na nuvem e procurar planos em empresas que ofereçam as condições adequadas para publicar seu projeto.

Para exemplificar, se você pretende publicar um site WordPress ou uma loja virtual Magento, encontrará muitos serviços de hospedagem cloud que oferecem a instalação dessas aplicações de maneira simplificada, pelo próprio painel de controle da hospedagem. Sabendo disso, você poderia listar essas empresas e comparar diversos itens, como preço e recursos. Da mesma forma, se você é um administrador de sistemas e deseja configurar seu próprio servidor, bastando para isso ter acesso à nuvem via terminal, procure pelas empresas que disponibilizam acesso SSH aos servidores virtuais e faça a comparação de recursos.

Vale também avaliar outros aspectos do serviço, aplicáveis a qualquer hospedagem que se deseja contratar, como suporte técnico, política de cancelamento, reembolso e também a reputação da empresa que se deseja contratar.

Veja alguns pacotes de Hospedagem na Nuvem da Iberweb Angola.

[supsystic-price-table id=14]

Todos os Servidores Cloud Seguros incluem Suporte Técnico por telefone de segunda a Sexta Feira, das 9h00 às 18h00 e por email 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, incluí suporte técnico externo ( Hardware, conectividade e Energia ), monitorização do servidor e consulta externa aos painéis do servidor ( ajuda com operações básicas no Cpanel ou Plesk).

A Iberweb não presta suporte grátis interno no servidor ( software, scripts, etc ).

Note que logo que receber os dados de acesso ao servidor deverá altera-los de imediato, a partir desse momento a Iberweb deixará de ter acesso ao servidor. Outros níveis de suporte são tratados como serviços adicionais e carecem de orçamento.

Este artigo será actualizado conforme a inclusão de novos preços e novos serviços avaliados pela nossa equipe.

O que achou da hospedagem Cloud ? Deixe sua opinião nos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top