Certamente já deve ter visto repetidamente na Internet o Termo Email Marketing, o email marketing é o método usado para enriquecer as comunicações comerciais, sento que atinge um público alvo específico e é totalmente rentável e muito amigável, Mas o que realmente é o Marketing Feito através Email e como ele funciona ?
Certamente é muito mais eficaz do que uma publicidade de rádio ou propaganda de televisão, Porque deve um profissional de Marketing ou uma empresa gastar tempo e dinheiro para manter a sua lista de email estável ?
O QUE É O EMAIL MARKETING
O Email Marketing é um canal do Marketing Digital usado para alcançar directamente consumidores e leitores através do correio electrónico, ao contrário do spam, o email marketing é um método totalmente seguro.
O Marketing feito por Email atinge os interessados na área de especialização do seu negócio. A Informação enviada por email é mais como um míssil teleguiado por um laser do que uma bomba, sem importar o que você vende sempre será uma maneira de alcançar milhares de potenciais clientes com um custo realmente baixo do que imaginado em relação à publicidade ou outras maneiras de expor o seu negócio na mídia. Através de misturas de gráficos e uma imagem atraente com texto e Links, a ferramenta levará o seu negócio directamente para as pessoas que talvez nunca tinham ouvido falar do seu negócio ou que tenham considerado seus produtos, mas que já tiveram conhecimento ou interesse na área de especialização do seu negócio.
Uma vez que entender o que realmente é o Email Marketing você vai certamente saber a importância de ter essa ferramenta dentro do seu negócio.
O Email Marketing é um meio eficaz para manter a sua base de clientes informados sobre os produtos e serviços que a sua empresa dispõe, Um Email informativo poder ser uma maneira de oferecer descontos e seduzir os cliente a voltarem para o seu site e aproveitarem uma oferta especial de produtos.
O Email Marketing ocorre quando uma empresa ou profissional envia uma mensagem comercial para um grupo de pessoas por meio do seu endereço eletrônico, mas comummente por meio de anúncios, solicitações de negócios, vendas ou solicitação para doações, ou mesmo para informar aos seus leitores a existência de um curso, artigo novo ou um novo vídeo no Youtube.
Qualquer comunicado via Email é considerado Um Marketing feito por email desde que o método ajude a construir a fidelidade do cliente e leitores do seu blog, a confiança em um produto ou serviços de empresa ou mesmo para o reconhecimento de marca. Email Marketing é uma maneira eficiente de permanecer conectado com os seus clientes ao mesmo tempo promover o seu negócio.
Com o Email Marketing é possível alcançar rapidamente mercados alvos sem a necessidade de investir avultadas somas com espaços de impressão e publicidade, televisão ou rádio difusão. Graças ao E-mail Marketing você será capaz de criar uma lista gigante de e-mails segmentados com base em vários factores recolhidos. Com o email marketing é possível recolher informações como gostos de cada pessoa, hábitos de consumo e outros outros critérios importantes, com as informações recolhidas os e-mails são criados e enviados para a lista segmentada, fornecendo assim um email personalizado e detalhado com informações que realmente interessa para a sua lista. Isso certamente ajuda a promover a confiança e a lealdade de uma empresa no mesmo tempo que as suas vendas vão aumentando também.
TIPOS DE EMAIL MARKETING
Newsletters
Estes são e-mails enviados regularmente para uma lista de assinantes que optaram por receber atualizações de uma empresa ou site de noticias, blog etc. Os boletins informativos geralmente não têm conteúdos explícitos sobre vendas mas tentam ao contrário construir uma relação entre um cliente e uma marca, muitas das vezes essa prática pode levar consigo um tom de conversação e conter notícias e informações que serão de grande interesse para o cliente, o objectivo é manter o cliente conectado e atualizado com a marca, mesmo quando eles não precisam comprar nada.
E-mails Transacionais
Estes e-mails são enviados após determinada ação, quando um cliente compra um produto ou faz uma reserva por exemplo, os e-mails enviados confirmam a transação, estes e-mails têm a finalidade de provar que a sua transação é totalmente legítima, dando aos clientes uma maneira de provar que eles compraram alguma coisa na sua empresa. Geralmente através de uma email transacional podem conter novas mensagem de vendas, informando sobre outros produtos existentes.
O Email transacional também é usado para orientar um consumidor ou visitante enquanto ele estiver em processo de compra ou cadastro para download de quaisquer materiais, com eles é possível confirmar ações do usuário e mostrar que o que é está a fazer é totalmente seguro.
Mesmo para os sites que não vendem online é possível usarem quando a inscrição de um curso gratuito, um webinar ou alguma palestra.
Atualização de Artigos
Essa é a forma comum usada por blogueiros que desejam informar aos seus visitantes a existência de um novo artigo no seu blog ou site de notícias, com isso você pode assim aumentar a sua base de inscritos deixando uma mensagem de incentivo em qualquer parte do seu blog ou site para que seus visitantes se inscrevam para receberem novas atualizações do blog sobre qualquer nicho que esteja atuando, lembre-se de incluir formulários de inscrição em partes visíveis do seu blog.
E-mails diretos
Estes e-mails são usados para informar os cliente sobre novos produtos, vendas e ofertas especiais, eles fornecem aos clientes informações diretas sobre produtos e geralmente fornecem links ou outra maneira fácil para que os clientes acessam o produto. Eles são semelhantes aos cupons de desconto, catálogos e folhetos de vendas que costumavam ser enviados através do correio.
Fluxo Nutritivo
Esse é o caso especial para um potencial cliente que deseja efetuar uma compra ou efetuar um download, serve para nutrir o relacionamento com os seus leads enquanto eles percorrem o caminho para o funil de vendas. Quando o visitante informa o seu e-mail no download de algum material por exemplo sobre determinado assunto, você pode inseri-la num fluxo de envio automatizado, para que essa pessoa saiba mais sobre o assunto e amadureça a decisão de compra.
Dessa maneira você constrói uma relação de confiança com o seu Lead ao longo do funil, pois ele recebe apenas conteúdos que lhe interessam e relacionado com a sua intenção de comprar e que certamente vão ajuda-lo a tomar a decisão certa. No processo de compra o seu lead já estará informado e seguro sobre sua compra.
PORQUE USAR O EMAIL MARKETING
O Email Marketing é usado com mais frequência por organizações com fortes presenças online. A concorrência entre os sites de comércio eletrônico é totalmente feroz e o Email Marketing é uma maneira comprovada de se envolver com os clientes e leitores de qualquer site e também diferenciar a sua empresa ou organização das demais. Os grandes empreendedores tanto Digitais como as tradicionais prefere, usar o email porque facilita a ligação entre o cliente e o produto oferecido pela empresa.
No entanto, o Marketing feito por email não é apenas usado para vender produtos online, as Organizações sem fins lucrativos e as campanhas políticas fazem o uso do email para se conectar com potencias apoiantes e doadores. Eles têm tanto a beneficiar do Email Marketing como qualquer pessoa na Internet. Por padrão é solicitado um cadastro do usuário na lista de email afim de receber actualizações provenientes da empresa ou qualquer outro sistema online.
O Baixo custo e a facilidade de implementação de uma campanha de Email Marketing significa que é uma ferramenta que é acessível em quase qualquer negócio. Imaginemos que através de uma oficina mecânica pode se montar uma lista de email e de seguida enviar ofertas e descontos para mudanças de óleo ou trabalhos de alinhamento de direcção.
O alcance e a sofisticação dessas campanhas pode não ser tão grande como em grandes empresas, mas isso também não significa que as campanhas não seriam eficazes.
COMO DESENVOLVER UM PLANO DE EMAIL MARKETING
Como dito, o email marketing é uma maneira simples e barata de se conectar com os clientes, sendo que as campanhas devem ser realizadas sistematicamente, uma campanha mal planejada pode rapidamente deixar os clientes irritados e gerar vendas decepcionantes.
O Primeiro passo é colectar uma lista abrangente de endereços de email, a única desvantagem significativa do email marketing é que muitos países possuem leis contra envio de spam, as empresas que enviam e-mails não solicitados podem ser penalizados com multas significativas. É crucial apenas enviar e-mails para clientes que desejam receber. É importante tornar o processo fácil para que os seus clientes ou visitantes não encontrem dificuldades na hora de se inscrever na lista de email.
Uma maneira de analisar a estratégia de outras empresas é inscrever-se na lista deles de email e assim projetar o seu próprio funil.
As Vantagens encontradas ao analisar a concorrência são várias e você pode tirar proveito de tudo. E-mails de concorrentes revelam que tipos de imagens, mensagens e promoções estão sendo usados para atrair clientes. As empresas que desejarem derrubar os seus concorrentes podem adaptar as suas campanhas de e-mail para corresponder as mesmas ofertas.
No segundo passo, Projetar a aparência do e-mail é um processo importante, porém muito complicado, a escolha de imagens e texto deve reflectir o demográfico que está sendo comercializado. O E-mail precisa chamar atenção do leitor e atraí-lo para o funil de vendas o mais rápido possível. Se o email for confuso os leitores provavelmente vão remover o seu e-mail antes mesmo de terminar a leitura. Logo, todo seu esforço é desperdiçado.
No terceiro passo é decidir quais e-mails enviar os seus clientes devem receber, uma maneira de dar relevância às mensagens de Marketing, algumas empresas usarão e-mails para mostrar vários produtos diferentes, atualizações e ofertas. Tente enviar e-mails com ofertas únicas, produtos únicos, usando um software para de marketing torna tudo mais fácil de modo a segmentar a sua entrega de e-mail com em critérios que eles estabelecem.
No quarto passo depois que uma campanha de e-mail for enviada, será importante acompanhar e avaliar o sucesso dessa campanha, métricas pré estabelecidas devem ser usadas para determinar o sucesso ou o fracasso da campanha de e-mail marketing, se uma campanha não funcionar como esperado, os profissionais de Marketing podem alterar o design dos anúncios, os produtos que estão sendo enfatizados ou os serviços oferecidos. A flexibilidade desta ferramenta facilita a implementação rápida e barata nas mudanças nas campanhas de Marketing.
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