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Email Marketing | Definição e Exemplos

Email Marketing continua sendo um dos meios mais populares e versáteis disponíveis. Email marketing é uma estratégia usada por muitas empresas e pode ser definida da seguinte maneira:

Email marketing é a estratégia de enviar emails comerciais para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Isso geralmente inclui qualquer comunicação por email enviada a um cliente existente.

Basicamente o Email Marketing é usado para promover produtos e /ou serviços.

Ele é usado para cultivar relacionamentos com potenciais clientes, manter os clientes atuais informados e atualizados sobre a sua marca, oferecer cupons para incentivar a fidelidade do cliente e muito mais.

É uma forma direta de marketing, semelhante ao marketing através do correio tradicional, mas o marketing por email é muito mais eficiente para a sua carteira e para o meio ambiente, já que é totalmente sem papel.

Algumas pessoas acham que o email marketing está desatualizado, mas essas pessoas não poderiam estar mais erradas.

Email marketing tem sido utilizado desde logo após o nascimento da internet.

Ele evoluiu consideravelmente desde então e ainda é uma ferramenta de marketing incrivelmente útil. De fato, muitos empresários argumentam que o email marketing é mais importante agora do que nunca. Existe uma boa razão para tal afirmação.

Nos Estados Unidos 85% dos Varejistas consideram o Email Marketing uma estratégia eficaz na captação de Leads e a boa manutenção, nutrição de clientes.

Porque fazer uso do Email Marketing ?

Porque fazer uso do Email Marketing

O Email marketing pode ser usado para construir a confiança com os clientes a longo prazo até que eles se transformem em clientes fiéis. É também uma maneira eficaz de manter seus clientes informados sobre novas vendas, promoções que a sua empresa esteja a oferecer.

As pessoas querem se manter informadas sobre sua marca. E o marketing feito por email é uma das melhores maneiras de se manter envolvido com esse público que você não pode perder.

De fato, 28% dos compradores online nos Estados Unidos informaram que assinaram emails de produtos ou lojas para se manterem informados sobre as marcas que mais gostam.

Principais benefícios do Email marketing

Quando feito com sucesso, o marketing feito por email pode levar a vários benefícios:

Aumentar a conscientização da marca:

Toda vez que você envia um email, dia ou noite, você acaba expondo a sua empresa e sua marca para os consumidores em todos os lugares. Utilizando conteúdo direcionado, planejamento estratégico e um design inteligente, o valor da sua empresa e da sua marca aumentará.

Ao fazer isso, você fica mais conectado com seu público. O Entanto, o aumento do conhecimento da marca significa que, quando um cliente precisa de um produto ou serviço, é mais provável que ele olhe para você, transformando leads em clientes fiéis.

Custo e Benefício equilibrado

Indiscutivelmente, o benefício mais atraente do email marketing é o ROI – Retorno sobre investimento. Em comparação com o Marketing Feito nas Redes Sociais, o email marketing é uma das estratégias mais acessíveis disponíveis. Com custos que são muito menos significativos do que qualquer outro canal de Marketing.

Possibilidade de Rastreio e melhoria no Engajamento do usuário

Graças a oferta no mercado para determinados softwares avançados, é possível recolher dados para determinar o quão bem sucedido tem sido suas campanhas de email marketing.

Com essas ferramentas é possível determinar quem abriu seu email, quem clicou no link num email que foi enviado ou até mesmo identificar se seu email chegou à caixa de entrada de seus destinatários, esses são alguns dos recursos oferecidos por muitas empresas de email marketing do mundo.

Criação de conteúdo altamente personalizável 

O Email Marketing pode superar outros canais de marketing por causa da capacidade de personalização. Com o email marketing, você pode personalizar anúncios específicos para obter maiores taxas de conversão. Criar e enviar emails personalizados para pessoas com necessidades específicas e segmentar anúncios nas redes sociais para públicos alvos pré determinados.

O Email marketing permite que você envie emails ou anúncios personalizados com base em vendas e compras anteriores com maior chance de conversão.

O email marketing permite que você fale com seus clientes de maneira muito íntima e personalizada. O que não seria possível através de outros canais de marketing.

Desafios comuns do Email Marketing

Email marketing é uma ótima ferramenta, mas nenhuma estratégia de marketing é livre de  falhas. Vejamos alguns dos desafios que envolvem o marketing por email:

Melhorias na entrega de emails

O Desafio na capacidade de entrega de email pode ser difícil, pois você precisa estar adquirir e atualizar constantemente informações precisas para os contatos disponíveis.

As taxas de entrega são determinadas pela proporção de emails que você envia em comparação com o número de emails que realmente chegam à caixa de entrada do destinatário pretendido.

É frequentemente assumido que um email enviado irá automaticamente para a caixa de entrada do destinatário, mas não é esse o caso, uma vez que muitos emails são filtrados e não serão lidos.

Retenção de assinantes

Os profissionais de marketing têm dificuldades em adicionar e reter assinantes ás vezes recorrem à compra de listas de emails na esperança de converterem potenciais consumidores ao enviar emails não solicitados (Spams) para pessoas que não têm interesse ou afiliação à sua empresa ou produto.

Esta não é uma boa prática a seguir, pois é altamente improvável que qualquer uma dessas pessoas responda e / ou mensagens sejam marcadas como não spam.

Emails para dispositivos Móveis

Hoje em dia, a maioria dos consumidores verificam seus emails através de telemóveis ou tablets, o que significa que as empresas precisam enfatizar os emails que sejam compatíveis com dispositivos móveis.

Se o seu email não for compatível com dispositivos móveis, você irá forçar os usuários a navegar para a esquerda e para a direita para ler todo o conteúdo do email enviado ou ainda pior, cortar parte da mensagem para que ela caiba na tela. Textos e imagens subdimensionados arruinarão a legibilidade do seu email.

Crescimento da sua lista

Os profissionais de Marketing são pressionados pelo tempo e o planejamento para implementar uma campanha de email marketing bem sucedidas. É uma verdadeira luta, em muitos caso, empresas e profissionais de marketing usam várias técnicas. Juntamente com o gerenciamento de agendas, contatos e funcionários.

Eles também precisam criar uma lista de emails, segmentar contatos e criar emails personalizados sob medida, tudo isso rastreando métricas.

Como medir  ROI

Com relação ao email, é bastante fácil medir o tamanho de uma lista de acordo com a taxa de cliques da sua campanha. No entanto, medir o ROI real de um email é um pouco mais complicado.

Especialmente se você não estiver direcionando os consumidores para uma métrica ou venda de conversão online.

Se você não sabe como suas campanhas de email marketing estão impactado seu processo de vendas, você nunca saberá realmente se seus esforços de Email marketing estão efetivamente a gerar conversões.

Melhores práticas para uma campanha de email marketing bem sucedida

Melhores práticas para uma campanha de email marketing bem sucedida

Criar uma estratégia de email marketing  bem sucedida  não é tarefa fácil, mas existem certas considerações que entram em jogo. Veja algumas práticas recomendadas a serem lembradas:

Capriche no assunto do seu email

A criação de um assunto que seja forte e sólida é essencial, pois afeta diretamente a capacidade de entrega de email e as taxas de abertura.

Assuntos de email sem criatividade serão ignoradas pelos destinatários e também levarão seu email a ser marcado como spam ou até mesmo bloqueado.

No entanto, uma boa linha de assunto garantirá que sua mensagem chegará ao destinatário pretendido, melhorando assim suas taxas de abertura.

Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus emails?

Criar Emails multipartes

Ao enviar e-mails multipartes, é importante que as versões HTML e de texto sejam enviadas simultaneamente, conforme os filtros de spam esperam.

Alguns clientes de email não reconhecem HTML, algumas pessoas simplesmente preferem emails de texto sem formatação e garantem que todos os destinatários possam ler seus emails.

O software de marketing por e-mail do Mailchimp garante que uma versão de texto seja gerada automaticamente e enviada para campanhas de email baseadas em modelo.

Tamanho importa

Conteúdo demasiado diminuirá significativamente o tempo de carregamento da sua campanha, o que, por sua vez, terá um impacto negativo na sua capacidade de entrega.

Infelizmente, não há uma solução única para todos os tipos, já que é difícil medir qualquer CMS, e a capacidade de entrega é fortemente influenciada pela reputação.

Dica Pro: Tente manter o tamanho do seu email em até 300KB ou menos. Isso ajudará e aumentará suas taxas de entrega e abertura.

Seja paciente com questões de capacidade de entrega

Problemas de entrega acontecem o tempo todo. Quer se trate de emails enviados para pastas de spam , problemas abrangentes de engajamento ou contatos reclamando de emails indesejados, sempre parece haver algum tipo de potencial desafio.

A melhor maneira de corrigir esses problemas é lembrar que melhorias significativas não acontecerão da noite para o dia.

Roma não foi construída em um dia e, embora você tenha enfatizado a correção desses problemas, provavelmente levará tempo até que você veja resultados notáveis.

Perguntas frequentes sobre email marketing

Como acontece com qualquer estratégia de marketing, surgem perguntas frequentes, aqui estão algumas das mais comuns:

Qual é a melhor maneira de testar e otimizar minhas campanhas?

A melhor maneira de testar e otimizar campanhas é através de um ciclo interminável de testes, analisando diferentes teorias e perguntas. Aqui está um exemplo:

  • Pergunta: Como eu melhoro o engajamento?
  • Hipótese: o envio de emails pela manhã melhorará o engajamento?
  • Teste: envie metade dos seus emails pela manhã e a metade da tarde.
  • Analisar: qual conjunto de emails produziu um nível mais alto de engajamento?
  • Aprenda: use os dados desse teste para determinar o melhor momento para enviar emails.

Como medir o sucesso da campanha?

Esta questão é um pouco aberta, já que cada marca mede o sucesso de suas campanhas de forma um pouco diferente.

Idealmente, o mais importante é analisar uma série de métricas consistentes; Isolar uma única métrica para analisar a melhoria e se funciona, mas não tão eficazmente quanto analisar várias métricas. Quando você divide várias métricas, tem um melhor senso de desempenho geral .

Por que devo personalizar meus emails?

Um dos grandes aspectos do marketing por email é que você possui muito mais dados de clientes do que em qualquer outro canal.

Naturalmente, com todos os dados do cliente, você deve personalizar suas mensagens para se conectar e interagir com os consumidores.

O envio de mensagens aos assinantes com as quais eles realmente se importam significa que eles provavelmente permanecerão como clientes.

Qual é a diferença entre um salto duro e suave?

Uma rejeição, quando relacionada a um email, significa que sua mensagem não pôde ser entregue no endereço de email do destinatário desejado.

Um retorno difícil significa que ele falhou por um motivo específico, como um endereço de email falso, inválido ou bloqueado.

Uma rejeição suave falha devido a um problema muito mais simples, como uma caixa de correio cheia ou um serviço indisponível.

Futuro do email marketing

Com tantas maneiras de interagir com os clientes, é fácil ignorar o marketing por email. Existe uma crença generalizada de que as mídias sociais, face a face e outros canais são mais eficazes, mas esse claramente não é o caso.

Simplificando, o email ainda é a maneira mais popular para as pessoas se conectarem umas com as outras. Da mesma forma, o email marketing nos fornece uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens personalizadas aos consumidores em um nível mais efetivo.

Se a sua empresa não estiver ativamente envolvida e criando um banco de dados de endereços de email de clientes, agora é a hora de começar. Emails continuam vivos, e incorporando-o em sua estratégia de marketing digital é uma obrigação. Sem uma estratégia de marketing por email, você pode estar colocando sua empresa em risco.

Email marketing pode ser personalizado

Email marketing pode ser personalizado

Grupos específicos de clientes podem ser segmentados ou até mesmo indivíduos. Oferecer aos clientes individuais ofertas especiais em mercadorias e / ou serviços no aniversário do cliente, por exemplo, é um exemplo de personalização do marketing por email.

(Um restaurante pode enviar um email para os clientes em seu aniversário oferecendo 50% de desconto em uma entrada).

O marketing por email ajuda a empresa a desenvolver e manter um relacionamento com o cliente que, esperamos que resulte em aumento de vendas e maior fidelidade do cliente.

As práticas recomendadas de marketing por email incluem o desenvolvimento de sua própria lista de emails em vez de comprar uma lista de emails, em vez de desativá-la (use o marketing por email baseado em permissão).

Email também deve ser otimizado para uso em dispositivos móveis, de acordo com estatísticas mais de metade dos emails são abertos em dispositivos móveis.

Duas grandes vantagens do email marketing

As duas grandes vantagens do email marketing são o preço e a facilidade . Email é uma maneira barata de anunciar sua empresa e seus produtos e / ou serviços em comparação com muitos outros tipos de marketing.

Também é extremamente fácil configurar e rastrear uma campanha de marketing por email , tornando-a um tipo de marketing muito acessível para pequenas empresas.

Os boletins informativos podem ser enviados para a lista de email que você criou a partir das pessoas que forneceram as informações necessárias em seu site, por exemplo, fornecendo a esses clientes potenciais atualizações sobre sua empresa, eventos futuros e / ou ofertas especiais e, é claro , lembrando-os de que sua empresa existe e que talvez seja a hora de efetuar outra visita.

Dicas de marketing por email

Dicas de marketing por email

  1. Construa sua própria lista. Isso já foi mencionado, mas comprar listas de email é uma perda de tempo. Tudo o que você vai fazer enviando e-mails não solicitados é desligar a maioria das pessoas que você espera transformar em clientes e correr o risco de ser rotulado como spammer.
  2. Siga as regras da lei CAM-SPAM . Essas regras incluem ter uma linha de assunto não enganosa, um método de cancelamento de assinatura e seu nome e endereço no final dos emails.
  3. Não basta enviar anúncios para comprar o tempo todo. Use seus emails para criar relacionamento com os clientes compartilhando sua experiência e / ou a dos outros, dando dicas e insights que eles podem valorizar. Compartilhe informações que permitam que eles saibam mais sobre você e / ou sua empresa se for interessante.
  1. Trate bem sua lista. Lembre-se de que as pessoas com quem você está usando o email para se comunicar confiam em você com o nome e o email delas; eles merecem o seu respeito. Assim como você merece como uma chance de convertê-los de clientes para fãs e até mesmo de evangelistas para a sua marca, pessoas que querem conversar e compartilhar sua mensagem e se envolver de qualquer maneira que puderem.
  2. Crie um cronograma se você estiver fazendo um boletim informativo. O envio de emails em dias ou dias regulares pode ajudar seus inscritos a saber o que esperar de você e de quando.

Porque o email marketing é tão popular 

O Email Marketing é popular entre as empresas pelos seguintes motivos:

  • Um retorno exato do investimento pode ser rastreado. Foi provado ser alto quando feito corretamente. Email marketing é muitas vezes relatado como segundo apenas para o marketing de busca como a tática de marketing mais eficaz.
  • Em comparação com o correio tradicional, o marketing por email é mais barato e mais rápido do que o correio tradicional. O correio tradicional requer tempo para produzir o trabalho artístico, impressão, endereçamento e correspondência.
  • E-mail fornece um método econômico para testar uma variedade de conteúdo de marketing. Isso inclui criativos visuais, cópia de marketing e recursos multimídia. Os dados coletados pelo teste no canal de email podem ser usados ​​em todos os canais de campanhas de marketing impressas e digitais.
  • Os anunciantes podem alcançar números substanciais de assinantes por email que optaram por receber comunicações por essa via sobre assuntos de seu interesse.
  • Se comparado ao email padrão, o marketing por email direto produz uma taxa de resposta mais alta e um valor de pedido médio mais alto para os negócios de comércio eletrônico.

Desvantagens do Email Marketing

  • O email pode ser classificado como spam . As caixas de entrada das pessoas são inundadas por emails, tanto solicitados quanto não solicitados. Muitos servidores possuem filtros para reduzir a quantidade de emails indesejados. As pessoas também podem ajustar seus filtros de email para seus próprios gostos. Isso pode resultar em um email chegar em uma pasta de spam e nunca ser visualizado.
  • Email marketing requer ajustes constantes para manter os assinantes envolvidos. O profissional de marketing devem trabalhar para manter um nível de envolvimento para evitar que o leitor cancele a inscrição. Outra coisa para trabalhar é cuidadosamente elaborar o emails que envolvem os leitores e que lhes permita ganhar o desejo de abrir.

As empresas usam o marketing por email como uma ferramenta de publicidade acessível e eficaz. Apesar dos contras, permite que os profissionais de marketing alcancem milhões de clientes em apenas um clique. Quando usado corretamente, ele definitivamente vai ganhar mais dinheiro com essa estratégia.

Começar com sua própria campanha de email marketing é fácil, tudo o que você precisa fazer é se inscrever no MailChimp ou no Benchmark, já que eles oferecem contas Freemium; isso é ótimo para pessoas que estão começando.

 

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