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Automação de Marketing | Definição e exemplos

Você já ouviu pessoas falarem sobre automação de marketing, mas você sabe o que é e como sua empresa pode aproveitá-la?

Automação de Marketing é um processo tecnológico que assume tarefas de marketing normalmente repetitivos que nós meras pessoas fazemos diariamente no nosso trabalho.

O Processo da automação e marketing nos libera desses processos manuais para que nos concentremos em outras estratégias.

A Tecnologia pode automatizar o envio de e-mails que normalmente são agendados e postagens em redes sociais.

Com a automação de marketing, as empresas podem segmentar clientes com mensagens automáticas por e-mail, Web, Redes Sociais e mensagens de Texto. As mensagens enviadas automaticamente, de acordo com conjuntos de instruções chamados de fluxos de trabalho.

Os fluxos de trabalho podem ser definidos por modelos, personalizados desde o início ou modificados no meio da campanha para que se alcancem melhores resultados.

Os departamentos de marketing e vendas usam a automação de marketing para automatizar campanhas de marketing online e atividades de vendas para maximizar a eficiência e aumentar suas vendas.

Quando a automação de marketing é usada efetivamente para lidar com essas tarefas tão repetitivas, os funcionários ficam livres para resolver problemas de ordem mais alta e muitos dos erros que podiam ser cometidos passam a ter uma margem quase que nula permanentemente.

A automação de marketing ajuda na geração, consolidação e pontualização de leads, bem como na medição do ROI geral das campanhas. Os efeitos de economia de tempo e custo da automação aumentam à medida que a organização cresce em tamanho e complexidade. Bons sistemas de automação de marketing são projetados para escalar ao lado do seu negócio.

Resumidamente o que é a automação de marketing 

Resumidamente o que é a automação de marketing 

O marketing é a força vital de todo relacionamento de marca para cliente (ou perspectiva).

O campo também está fortemente integrado às vendas. Quando as empresas são lançadas pela primeira vez, elas geralmente são administradas por produtores e vendedores.

Os produtores criam o produto, enquanto os vendedores estão no campo criando conexões com potenciais clientes para a empresa.

A automação de marketing criado especificamente para excluir  as tarefas repetitivas e ajuda a construir sua marca, vender mais coisas e aumentar a fidelidade do cliente.

Você pode segmentar pessoas com base no comportamento, nas preferências e no histórico de compras para enviar a mensagem certa para as pessoas certas no momento certo.

Quando uma empresa começa a crescer, é impossível manter relações com todos. Neste momento, é hora de contratar uma empresa de marketing que possa desenvolver programas centrados em conversão e orientados ao desempenho em grande escala.

O que a automação de marketing faz?

Em sua forma mais básica, a automação de marketing é um conjunto de ferramentas projetadas para otimizar e simplificar algumas das responsabilidades mais demoradas nas funções de marketing e vendas.

Desde a automação do processo de qualificação de leads, até a criação de um hub para criação de campanhas digitais.

A automação tem tudo a ver com a simplificação de um mundo de negócios que está cada vez mais se tornando complexo e de uma maneira extremamente rápida.

A automação de Marketing permite implementar uma estratégia de Marketing Digital sem ter que pressionar manualmente  “Enviar” em todos os e-mails, mensagens, campanhas ou postagens criadas por você.

Boas ferramentas de automação ajudam você a identificar seu público alvo, projetar o conteúdo certo e disparar ações automaticamente com base nos cronogramas e no comportamento do cliente.

Depois que sua campanha for lançada, você poderá se concentrar em outras tarefas, analisar e ajustar seu plano de marketing á medida que os resultados começarem a surgir.

Uma estratégia de marketing automatizada pode economizar tempo e recursos, gerando receita e “ROI – Retorno sobre Investimento” enquanto você ou sua equipe se concentram no crescimento figurado do seu negócio.

A ideia é entregar valor regularmente a um potencial cliente ao longo de um período de tempo, fortalecendo a conexão e a percepção do cliente para a sua empresa.

Isso economiza tempo e recursos

A automação de marketing pode ajudá-lo a economizar tempo, melhorar o engajamento e beneficiar sua lucratividade.

Dá aos seus clientes uma atenção personalizada com mensagens autênticas e atenciosas que soam como se você estivesse escrevendo para um amigo, se você tem 100 fãs ou milhões deles.

Como funciona a Automação de Marketing

Como funciona a Automação de Marketing

Automação depende da informação. Cada vez que alguém assina a sua newsletter, compra algo da sua loja ou clica nos seus anúncios, eles fornecem dados valiosos.

Você coleta dados do cliente por meio de várias interações: e-mails, visitas a sites, uso de aplicativos, mídias sociais e assim por diante. Esses dados ajudam a criar uma visão de 360 ​​graus de cada cliente.

A partir daí, a automação de marketing faz todo o trabalho: simplificar os processos de segmentação e segmentação para determinar o públicos alvo certo, rapidamente e em escala.

Personalizar as mensagens para cada cliente automaticamente com base em seu perfil. Criação de mensagens relevantes e personalizadas, celular, social, experiências na web e outros com apenas alguns cliques.

Entregar experiências personalizadas para seus clientes, tenha 100 ou 100 milhões de forma eficiente e eficaz.

Quais são algumas das melhores práticas de automação de marketing?

Veja algumas práticas recomendadas a serem lembradas ao projetar sua estratégia de automação de marketing:

  1. Defina e apresente seus objetivos. Use números reais para justificar o investimento em uma plataforma de automação de marketing para seus colaboradores.
  2. Colabore com outras equipes. Sua estratégia de automação de marketing afetará várias equipes da sua empresa. Obter sua entrada e buy-in antes de começar.
  3. Crie visualizações de processo. Use diagramas detalhados de seu fluxo de trabalho de automação de marketing para transmitir seus objetivos de grande imagem para toda a sua organização de forma eficiente e eficaz.
  4. Prepare-se para segmentação de banco de dados. Considere os dados do seu cliente. Pense em quem você gostaria que participasse e por quê.
  5. Prepare sua estratégia de conteúdo. Construa sua biblioteca de conteúdo. Crie posts interessantes, atraentes e relevantes, projetadas para alcançar todos os estágios do ciclo de vida do cliente.
  6. Planeje um lançamento lento. As empresas de automação de marketing de maior sucesso no mundo escalonam seus lançamentos. Teste cedo e otimize o próximo bloco de programas para obter a melhor chance de sucesso.
  7. Analise cada passo que você der. Veja o que está funcionando e o que não está. Tire um pouco do tempo no processo da automação para acessar as análises e fazer as mudanças que aumentarão seus negócios.

É fácil de usar a automação de marketing?

É fácil de usar a automação de marketing

Sim! A automação de marketing é toda sobre facilidade de uso. Crie campanhas com um único clique. Controle todos os aspectos da sua estratégia de marketing digital em um só lugar. Aproveite as interfaces de usuário simplificadas e a funcionalidade de arrastar e soltar que é familiar em outros aplicativos que você usa todos os dias.

A automação facilita o gerenciamento de todas as tarefas de marketing, desde envios básicos por e-mail até gerenciamento complexo de campanhas e análise de dados. Alguns exemplos:

  • Agende e-mails, crie campanhas únicas e gerencie sua base de assinantes, tudo a partir da mesma interface.
  • Execute automaticamente testes A / B de campanhas de e-mail para encontrar a mensagem que inspira mais engajamento.
  • Defina metas e meça tudo: taxas de cliques (CTRs), tempo, canais, conversões e muito mais. Avalie o progresso e otimize imediatamente, de qualquer dispositivo.
  • Expanda sua visão de clientes além do CRM em dados de análise da web e de comércio eletrônico.

Separando Fatos e Mitos sobre a Automação de Marketing

É comum os profissionais de marketing falarem sobre automação de marketing e e-mail marketing de forma intercambiável. O fato é que o e-mail marketing é um componente da automação de marketing, mas os dois estão longe de ser a mesma coisa.

A automação de marketing combina canais de aquisição e retenção de clientes diferentes para se adequar ao funil de conversão da sua empresa.

Sim, isso pode ter uma compreensão difícil. 

Aqui está o que queremos dizer

O ciclo de compra de qualquer empresa abrangerá vários pontos de contato. Por exemplo, um cliente pode encontrar sua empresa por meio de pesquisa. Ele pode decidir “curtir” a página do Facebook da sua empresa e depois voltar ao seu site para ler um artigo de blog compartilhado recentemente. Seu conteúdo incrível de blog pode convencê-lo a se tornar um assinante de e-mail.

Os caminhos de conversão são exclusivos. Imagine tentar reter centenas deles, é impossível. É aí que entra a automação de marketing.

  • Fato: A automação de marketing conecta vários pontos de contato e canais de marketing, incluindo mídias sociais, marketing por e-mail e marketing de conteúdo. Um dos principais objetivos da automação de marketing é fomentar as perspectivas de longo prazo, o que significa focar em metas além das vendas diretas.
  • Mito: A automação de marketing é fria, desumana e impessoal. “Automação” é apenas outra maneira de dizer que estamos enviando spam para as pessoas.
  • Fato: A automação de marketing facilita o envio de mensagens direcionadas personalizadas de. Em outras palavras, a automação de marketing torna a comunicação mais forte. Ao automatizar seu marketing, você pode se concentrar mais na qualidade de suas campanhas e mensagens. A automação de marketing dá à sua equipe a capacidade de adicionar mais toques pessoais à sua campanha, coletando dados sobre os interesses e metas de um potencial cliente, você pode personalizar ofertas futuras para que elas sejam mais relevantes. Na verdade, a automação de marketing capacitará sua organização fazendo o seguinte:
    1. Adicione conteúdo dinâmico com base no perfil de alguns usuários específico. Por exemplo, você pode enviar ofertas direcionadas com base nos padrões do site.
    2. Categorize os clientes e prospectos por comportamentos comuns, interesses e detalhes demográficos. Essas serão dimensões para segmentar seus clientes.
    3. Desenvolva padrões de marketing ideais. A automação de marketing pode ajudar sua empresa a testar variáveis ​​diferentes, como tempos de envio de e-mail, cabeçalhos de assunto e ideias para personalização.
    4. Integre canais de marketing para oferecer uma experiência de usuário abrangente e compatível com várias plataformas. Certifique-se de que cada ponto de contato seja cuidadosamente planejado para otimizar a conversão.
  • Mito: A automação de marketing é spam.
  • Fato: De jeito nenhum. A automação de marketing é um dos canais de marketing mais fáceis de usar por aí, porque é personalizada em torno de experiências de usuário personalizadas. Você não está bombardeando o público com mensagens publicitárias. Imagine, em vez disso, você está alimentando seus leads e orientando clientes através do funil de conversão de vendas.

Benefícios da Automação de Marketing

Benefícios da Automação de Marketing

A automação de marketing pode ajudar seu negócio a ter sucesso. É verdade, mas muitas outras coisas podem acontecer. Então, por que usar automação de marketing? Quais são os benefícios da automação de marketing para o seu negócio?

Para começar, a automação de marketing funciona. A automação de marketing impulsiona um aumento de 14,5% na produtividade de vendas e uma redução de 12,2% no total de despesas gerais de marketing, de acordo com a Nucleus Research . Investigar os dados gera números ainda mais atraentes para as pequenas empresas: um estudo do Annuitas Group revela que as empresas que usam a automação de marketing para fomentar as perspectivas vêem um aumento de 451% em leads qualificados. Esses leads alimentados, por sua vez, tornam as compras 47% maiores do que suas contrapartes não nutridas.

Os benefícios da automação de marketing

Os dados não mentem: a automação pode ajudar as empresas a aumentar o ROI de marketing e o crescimento geral . Mais especificamente, como a automação de marketing pode beneficiar seu negócio? Vamos começar com a geração de leads.

Geração de melhores leads

A geração de leads é um passo extremamente importante no crescimento de qualquer empresa. Automatizar as muitas etapas entre marketing e vendas dá à sua equipe mais tempo para se concentrar na estratégia geral e nutrir os leads que mostram uma promessa real. Isso significa mais clientes par a sua empresa.

A automação de marketing também pode fornecer uma visão mais detalhada do comportamento de um potencial cliente.

Usando métodos de rastreamento comportamental, como seguir o caminho de um usuário através de seu site, o software de automação de marketing pode ajudar sua equipe de marketing a entender os interesses dos clientes e onde eles estão no ciclo de vida de compras. Os acompanhamentos podem então ser personalizados em torno desses insights.

Por exemplo, digamos que um determinado cliente esteja lendo sobre uma ampla categoria de produtos. Isso pode indicar que eles estão no início do processo de compra, pesquisando e comparando enquanto preparam uma pequena lista. Se, posteriormente, baixarem white papers sobre um produto específico, isso poderá indicar um foco estreito e uma disposição para conversar com um vendedor.

Reunir informações de pontos de contato, incluindo visitas a sites e downloads, atividades de mídia social e marketing direto, permite a pontuação, a qualificação e a priorização automática de leads. Isso, por sua vez, pode impulsionar campanhas de marketing mais amplas, incluindo:

  • Mensagens de marketing baseados em cada disparo.
  • E-mails infrequentes de “alimentação” para manter o interesse
  • E-mails personalizados
  • Mensagens do Facebook ou Twitter

Nutrição de leads de maneira fácil

Cultivar leads pode ser complicado e demorado. Orientar uma liderança ao longo da jornada vale a pena quando ela termina em uma venda, mas nem todas as suas leads são convertidas em vendas. Na verdade, de acordo com a Gleanster Research, 50% dos leads gerados são qualificados, mas não estão prontos para comprar agora.

Para uma empresa de pequeno porte, isso pode criar um dilema: você sabe que aproximadamente metade dos seus leads são qualificados, mas ainda precisam ser incentivados. Mas, com uma equipe pequena lidando com vendas e marketing, você não pode se dar ao luxo de manter abas constantes em metade dos seus leads.

Não se estresse! Os computadores foram inventados precisamente por esse motivo: para fazer o trabalho que os humanos simplesmente não têm tempo para fazer. A automação de marketing pode ajudar.

Personalização da jornada do cliente

Conteúdo personalizado é fundamental para nutrir leads. Segundo Pardot , 77% dos compradores querem conteúdo único e direcionado em cada etapa de sua pesquisa.

As ferramentas de automação de marketing simplificam o processo de obter o conteúdo certo para o comprador certo no momento certo.

Eles também capturam dados de todo esse conteúdo: quais e-mails os clientes estão abrindo e clicando? Quais postagens têm um bom desempenho em seus canais de mídia social e como isso é convertido em visitas a websites e outras ações de usuários?

As mensagens para dispositivos móveis impulsionam o engajamento? A captura automatizada de dados pode responder a essas e muitas outras perguntas relevantes para suas estratégias de marketing de conteúdo.

Tomemos o exemplo da Dell, a conhecida fabricante de computadores. Depois de perceber grandes volumes de tráfego em sua loja online sem muitas vendas, a Dell alavancou a análise do comportamento.

A criação de novos anúncios com base nos históricos da web dos clientes, produtos visualizados e produtos deixados em carrinhos de compras da web resultou em um aumento de 70% nas taxas de cliques e em taxas de conversão 300% mais altas.

Os dados reunidos por um sistema de automação de marketing também são super eficazes para qualificar leads no lado do marketing antes de repassá-los às vendas.

A pontuação de leads e a classificação de leads são duas maneiras pelas quais um bom sistema de automação captura e processa dados de visitantes para acionar o roteamento automático de leads qualificados para os representantes de vendas certos.

Melhores dados para decisões mais inteligentes

Parece que todos estão falando sobre “Grandes Dados” hoje em dia, mas poucas empresas têm uma noção de como coletar e utilizá-lo.

A automação de marketing permite que você adote facilmente grandes volumes de dados, coletando dados valiosos em grande escala e colocando-os imediatamente para funcionar a seu favor.

Ao contratar uma plataforma única para painéis e análises, relatórios de ciclo fechado e coleta e armazenamento de dados, as plataformas de automação de marketing são a solução mais abrangente para medir campanhas e prever o comportamento do consumidor em um orçamento de pequenas empresas.

Um dos muitos benefícios de uma plataforma de automação de marketing é a capacidade de montar um perfil mais completo de seus clientes mais do que nunca.

Testes A / B testam os recursos de marketing para encontrar as técnicas que funcionam melhor e realmente entendem como as vendas e o marketing estão afetando os resultados.

Faça vendas e marketing numa só página

Não é segredo que em muitas organizações, a integração entre vendas e marketing pode ficar um pouco difícil. Mas por que? À medida que a tecnologia continua a evoluir e moldar o ciclo de compra, o trabalho de marketing e vendas só se aproxima, tornando a colaboração eficiente mais importante do que nunca.

Desalinhamento entre os dois departamentos não é necessariamente culpa de um ou outro. A falha está em processos e estruturas desatualizados.

Quando o marketing e as vendas trabalham com diferentes ferramentas para objetivos separados, é natural que as tensões sejam construídas.

Felizmente, a automação de marketing pode ajudar, melhorando a qualidade do lead, aumentando a receita e automatizando processos tradicionalmente manuais, como atribuição e acompanhamento de leads.

Produtividade

Uma importante função da automação de marketing é simplificar as tarefas organizacionais e de marketing. Ele efetivamente elimina processos manuais repetitivos substituindo soluções automatizadas. Isso, por sua vez, aumenta a produtividade, pois o pessoal do departamento de marketing é capaz de dar maior ênfase às tarefas que exigem monitoramento manual mais rigoroso.

Automatização de fluxo de trabalho

Uma campanha de marketing de bem sucedida precisará de vários recursos, como formulários, CTAs e páginas de conversão, mas são os fluxos de trabalho automatizados que unem tudo isso, diz Matthew Buckley em um artigo sobre o blog New Breed Marketing.

Ao executar manualmente tarefas repetitivas de rotina, o erro humano pode atrapalhar. A automação de marketing sistematiza atividades, processos e documentação, permitindo um fluxo de trabalho de marketing mais suave.

As plataformas de software mais avançadas incluem a automação de processos internos de marketing, como orçamento e planejamento, aprovação, colaboração no local de trabalho e outros processos relacionados.

Agnosticismo 

As ferramentas de automação de marketing são agnósticas quanto ao canal, no sentido de que podem ser usadas em diferentes plataformas de marketing que incluem e-mail, SEO, ferramentas de CRM e mídias sociais. Além disso, a plataforma serve como um hub centralizado para uma variedade de atividades de marketing, facilitando muito a vida do profissional de marketing.

Aumento da receita

Investir em automação de marketing ou qualquer outro software, não é necessariamente barato. Mas os benefícios da ferramenta, se utilizados adequadamente, podem justificar o investimento inicial.

Aqui estão algumas estatísticas a serem consideradas:

  • Profissionais de marketing B2B com programas bem sucedidos relataram, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas de leads bem alimentados.
  • 78% dos profissionais de marketing de alto desempenho identificam a automação de marketing como um fator essencial para melhorar a receita.
  • Entre 2012 e 2015, 84% das empresas com melhor desempenho usam ou planejam usar softwares de automação de marketing.
  • Até 2020, 85% dos relacionamentos com clientes serão gerenciados sem interação humana, diz o Gartner em sua Gartner Customer 360 Summit .
  • Em um artigo da VentureBeat , Mike Templeman, CEO da Foxtail Marketing, diz que uma das razões pelas quais ele vê 2015 como o ano em que a automação de marketing finalmente pega, são as alternativas mais baratas, até mesmo freemium , para as soluções mais caras.

Retenção de clientes

Para uma empresa crescer continuamente, tem que haver um equilíbrio entre aquisição e retenção de clientes. Embora a perspectiva de adquirir novos clientes seja estimulante, custa muito menos manter os clientes existentes.

Um uso efetivo da automação de marketing na retenção de clientes vem na forma de inteligência de marketing.

Ele fornece informações relevantes sobre a intenção do cliente (existente e prospectivo). Com essas informações, mais e mais empresas são capazes de “prever” as necessidades e decisões dos clientes, permitindo-lhes agir de acordo sem perder tempo desnecessariamente.

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento, em poucas palavras, é uma forma de marketing com foco em atingir altas pontuações de satisfação do cliente, portanto, melhores taxas de retenção.

O relacionamento duradouro dos clientes com uma marca gera vendas repetidas e promoção boca-a-boca, o que, por si só, é uma poderosa ferramenta de marketing.

As ferramentas de automação de marketing permitem que as empresas personalizem seus relacionamentos com cada cliente, prospecto e líder por meio de estratégias relevantes que incluem qualificação de leads, criação de campanhas, análise da pegada digital, modelos de pontuação e alinhamento de vendas e marketing.

Acompanhamento e monitoramento de campanhas de marketing

A determinação do sucesso de qualquer campanha de marketing terá de ser apoiada por dados mensuráveis, dados obtidos através de rastreamento e monitoramento precisos.

O software de automação de marketing não apenas ajuda no rastreamento de despesas de marketing, mas também no monitoramento de respostas a campanhas de marketing baseadas em parâmetros específicos de sucesso ou fracasso.

A automação de marketing ajuda empresas B2B a alcançar e engajar prospects de várias maneiras, incluindo:

  • E-mail Marketing
  • Marketing nas Redes Sociais
  • Carrinhos de compra abandonados e inbound marketing
  • Publicidade digital
  • Landing pages e formulários

Independentemente do setor, canal ou caso de uso, as plataformas de automação de marketing ajudam as empresas B2B a criar caminhos personalizadas e sem interrupções para leads e clientes em grande escala.

Como começar com a automação de marketing

Como começar com a automação de marketing

Pode parecer uma tarefa difícil começar com a automação de marketing mas não se preocupe.

Basta responder às perguntas nestas etapas para iniciar sua jornada de automação de marketing:

1. Determine o objetivo de seus esforços de marketing

  • Você está se concentrando em gerar leads?
  • Você está tentando abrir um novo mercado?
  • Você está focado em renovações e contas correntes?

2. Procure por casos de uso em seu setor

  • Como a automação de marketing funcionou para outras empresas semelhantes a sua?
  • Como eles usam a plataforma para atingir suas metas gerais de marketing?

3. Converse com sua equipe de vendas

  • Quais são suas necessidades de automação?
  • Como eles podem se tornar mais eficientes?
  • Como o marketing pode se comunicar melhor com as vendas?
  • Existem lacunas nos seus processos de transferência de leads?

4. Fale com o seu provedor de serviços de marketing

  • Quais são as métricas que você deve usar para acompanhar suas metas de desempenho e receita?
  • Eles são diferentes das métricas que você está usando?
  • Onde os principais indicadores de desempenho do marketing se sobrepõem aos KPIs de vendas?

5. Pense em seus objetivos de longo prazo

  • Sua plataforma de automação de marketing é adaptável e flexível?
  • Ela pode crescer e mudar à medida que sua empresa cresce e muda?

Considerações Finais

Considerações Finais

A automação de marketing fornece às empresas o perfil do cliente e os recursos de gerenciamento de dados para ajudá-los a atender melhor seus mercados.

A aquisição, conversão e retenção de clientes bem sucedidos são, na maior parte, produto de uma estratégia de marketing holística, uma estratégia que a maioria das soluções de automação de marketing está totalmente equipada para suporta.

Antes de investir em qualquer tipo de software, você precisa ter certeza se a automação de marketing é a estratégia certa para a sua empresa. Se a sua empresa é uma organização líder em vendas, por exemplo, convém se concentrar em outras soluções, como marketing baseado em contas.

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