Atualmente, com um número aparentemente interminável de sites, é quase impossível obter um bom tráfego, a menos que você esteja usando as ferramentas de SEO apropriadas. No entanto, existem muitas dessas ferramentas disponíveis no mercado, de modo que as pessoas geralmente se sentem sobrecarregadas quando precisam escolher a solução mais adequada para suas necessidades.
É por isso que criamos esta página, onde você pode descobrir mais sobre essas ferramentas poderosas, o modo pelas quais elas podem ajudá-lo, bem como as melhores opções para escolher!
O que é SEO?
A otimização de mecanismo de busca, ou SEO, é uma estratégia relacionada ao marketing que se concentra no aumento da visibilidade nos resultados de mecanismos de busca orgânicos. É usado para direcionar tráfego, melhorar as classificações e aumentar o reconhecimento do seu website recém- criado nos mecanismos de pesquisa.
Por fim, o SEO visa garantir que seu site seja estruturado e projetado de forma que os mecanismos de pesquisa entendam e, assim, facilite a localização das pessoas. O primeiro e mais importante passo para conseguir isso é apresentar as palavras – chave certas, aquelas que são relevantes para o conteúdo do seu site e as que têm baixa concorrência e um alto volume de pesquisa.
Além de criar seu conteúdo e encontrar as palavras-chave apropriadas, você precisa otimizar seu código e criar links, e a melhor maneira de fazer isso é incorporando ferramentas de SEO.
Por que você precisa de ferramentas de SEO?
Se você implementar as ferramentas de SEO certas, seu site poderá ter uma classificação alta em pesquisas, adquirindo maior visibilidade e mais tráfego direcionado, uma classificação mais alta levará diretamente a mais visitantes. Essas ferramentas poderosas podem ajudá-lo a melhorar sua presença online, obter um ROI mais alto e gerar mais lucro a longo prazo.
Você deseja criar conteúdo de qualidade com base em palavras-chave com alta classificação, mas identificá-las exigirá uma pesquisa demorada e extensa. Usar as ferramentas de SEO certas pode economizar muito tempo valioso no que diz respeito à pesquisa de palavras-chave.
Além disso, eles ajudarão você a otimizar seu conteúdo, para que você possa ganhar credibilidade e autoridade na internet. Além disso, as ferramentas de SEO permitem que você estude atentamente sua concorrência para garantir que você esteja sempre um passo à frente deles.
Melhores Ferramentas de SEO
SEMrush
Uma das ferramentas mais citadas foi o SEMrush, o pacote de marketing que permite aos usuários avaliar seu conteúdo e seus concorrentes com um banco de dados de palavras-chave considerável e uma ferramenta de análise de backlink, entre outros recursos.
“Ele pode analisar seu site em grande escala, de SEO a SEM, marketing de conteúdo, backlinks, classificação SERP e Redes Sociais”, disse Shelby Liu, analista de SEO da agência de branding Brand Buddha . “A ferramenta funciona perfeitamente com o Google Docs, o Google Analytics e o Google Search Console para ajustar palavras-chave relevantes e criar conteúdo novo que mantém sua empresa atualizada.”
Um de seus maiores pontos de venda é a capacidade de ver para qual ranking os concorrentes estão.
” Basta adicionar seu URL e você poderá encontrar concorrentes que você nem sabia que tinha, o que pode oferecer inúmeras oportunidades de melhoria”, disse Eileen McGovern, coordenadora de pesquisa da empresa de SEO Efferent Media .
Chris Hornak, proprietário do serviço de criação de blogs Blog Hands, apontou a Ferramenta de pesquisa de tópicos da SEMrush como outra favorita, que, segundo ele, ajuda a desenvolver conteúdo orientado a dados.
Brenton Marcum, especialista em marketing digital da agência de web design e marketing digital Blue Compass , concordou, dizendo que o SEMrush influencia “nossa estratégia de palavras-chave para escrever novos posts, artigos, sites e muito mais para nossos negócios e clientes”.
Isso, por sua vez, significa que eles podem criar “conteúdos estratégicos e intencionais que o público está procurando, permitindo que nossos artigos sejam descobertos”, para ganhar mais tráfego orgânico e, finalmente, aumentar conversões, disse ele.
Ahrefs
Também no topo da lista dos profissionais de marketing: Ahrefs, que, como o SEMrush, oferece análises de SEO e backlink.
“Embora ambos tenham muita sobreposição, cada um deles tem peculiaridades únicas que os tornam valiosos”, disse Chris Hornyak, editor e analista de SEO da empresa de marketing digital The Content Factory. “Na minha experiência, o SEMrush tende a ser melhor quando se trata de pesquisa de palavras – chave e análise técnica entre domínios, enquanto o Ahrefs tende a ser melhor na análise de backlinks”.
Syed Irfan Ajmal, gerente de marketing de crescimento do blog Ridester, concorda que o Ahrefs possui um banco de dados maior de backlinks, enquanto Hornyak observou que os dados das palavras-chave do Ahrefs “tendem a ser um pouco mais precisos”.
O Ahrefs tem sua própria ferramenta de análise competitiva, que Cody Slingerland, proprietário da agência de conteúdo de SEO Jawfish Digital, disse que é “excelente para analisar conteúdo de concorrente e identificar oportunidades de palavras-chave para segmentar”.
De fato, o consultor de SEO e marketing de conteúdo Jake Ballinger disse que é a única ferramenta paga que ele usa.
“Ele faz tudo o que eu preciso, pesquisa e rastreamento de palavras-chave, análise de concorrentes, idealização de conteúdo e, agora, auditorias de sites”, disse ele. “Eu vivo e morro por isso.”
E Jon Hayes, comerciante geral da Authority Hacker, uma empresa que diz que ajuda a aumentar a autoridade do site, disse que, embora o Ahrefs seja um prêmio, seu “compromisso com a expansão de recursos eclipsou seus concorrentes, oferecendo tudo o que precisamos em um pacote organizado, em oposição para ter que trabalhar com várias plataformas diferentes. ”
Serpstat
Serpstat é uma plataforma abrangente para otimização de mecanismos de busca. Ele foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar seu desempenho nas principais áreas de SEO, especificamente marketing, análise de pesquisa, marketing de conteúdo, PPC e muito mais.
Você pode usá-lo para encontrar novas oportunidades de palavras-chave, idéias de conteúdo, analisar campanhas de PPC e realizar pesquisas aprofundadas sobre seus concorrentes.
Os especialistas em otimização de mecanismos de pesquisa adoram ter os dados necessários em qualquer momento que precisarem. Com o Serpstat, eles não apenas obtêm a posição de pesquisa para essa palavra-chave, mas todos os resultados de pesquisa de suas 100 principais pesquisas indexadas. Além disso, você também obterá as informações autênticas de uma palavra-chave para cada cidade ou distrito.
A análise de backlink é indispensável para qualquer campanha de SEO. Com o Serpstat, você obtém um relatório cuidadoso de análise de backlink que incorpora um conjunto de âncoras, além de páginas e domínios de referência. Além disso, a estrutura permite que você siga os backlinks de seus concorrentes.
Em conclusão, o Serpstat permite coletar informações nessas 5 áreas principais:
- Análise do site
- Pesquisa por palavra-chave
- Análise de backlink
- Rank Tracker
- Auditoria do site
Recursos do Serpstat
- Conjunto de relatórios
- Banco de dados de palavras-chave
- Análise de pesquisa e tráfego da web
- Índice de backlink
- Banco de dados histórico de anúncios Pay-Per-Click
- Documentação do treinamento
- Classificação do site
- API
- Ferramenta de auditoria do site
Pros do Serpstat
- Descubra facilmente palavras-chave orgânicas e sua posição no mecanismo de pesquisa.
- Possui auditoria no local.
- Suporte prático
- Útil para a estratégia de palavras-chave usando dados de rastreamento de classificação e backlinks.
- O Serpstat encontra todas as palavras-chave para as quais você classifica (não apenas aquelas que você pede para verificar, como algumas ferramentas)
- Análise detalhada no nível do URL (não apenas no nível do domínio)
- Captura todos os 100 principais resultados de pesquisa para que você possa acompanhar as mudanças de posição e os concorrentes
- Preços acessíveis
- O recurso “Palavras-chave ausentes” mostra todas as palavras-chave classificadas pelos concorrentes, mas você não. Isso também pode ser realizado para URLs!
- Design de interface limpo e visualizações de qualidade
- Determina automaticamente os concorrentes do domínio ou URL com base em palavras-chave comuns,
- Alertas por e-mail para alterações de posição
- Mostra o valor monetário do tráfego orgânico “gratuito” obtido
- O relatório Top Pages descobre as páginas mais populares de qualquer site
- A ferramenta “Marketing de conteúdo” mostra perguntas de pesquisa populares para escrever conteúdo
- O suporte ao bate-papo é responsivo e completo
- Serpstat tem dados de anúncio PPC
- As auditorias técnicas do site de SEO são personalizáveis
Contras do Serpstat
- Leva tempo para aprender mais na plataforma.
- Às vezes, pode ser lento para processar grandes bancos de dados.
- Na falta de alguns recursos, como encontrar uma palavra-chave pai em palavras-chave de cauda longa e vice-versa.
- Nenhuma barra de ferramentas SEO / extensão do Chrome
- Não há dados do fluxo de cliques para estatísticas mais precisas das palavras-chave
- Os bancos de dados de backlinks e palavras-chave atualmente não são tão grandes quanto os concorrentes
- Nenhuma integração com o Google Search Console ou o Google Analytics
- Não há como avaliar um grupo de palavras-chave (listas de palavras-chave)
- Nenhuma ferramenta de interseção de link
- Nenhum dado de compartilhamento do Twitter
Screaming Frog
O que é Screaming Frog?
O Screaming Frog é uma ferramenta infinitamente útil que permite identificar rapidamente os problemas que seu site pode ter. Embora essa ferramenta forneça uma quantidade imensa de dados, ela não faz o melhor trabalho porém é um software poderoso e fácil de usar que pode rastrear sites, coletar dados e organizá-lo de maneiras úteis. Screaming Frog nos ajuda a:
- Encontrar erros de programação de sites (404s, erros de servidor, protocolos)
- Encontrar problemas no site que afetam o SEO (redirecionamentos, canônicos, conteúdo duplicado)
- Analisar rapidamente os elementos relacionados ao SEO (tags de título, meta descrições, uso de cabeçalho)
- Rastrear conteúdo (pesquisar conteúdo, verificar o Google Analytics)
- Encontrar oportunidades de vinculação (pesquisar de links externos)
Quem pode usá-lo?
- Screaming Frog é usado por profissionais de Marketing que desempenham uma variedade de papéis diferentes
- Marketing de sites
- Web designers e desenvolvedores
- Gerentes de conteúdo
- Qualquer um que tenha um negócio digital.
Majestic SEO
O Majestic SEO é uma das melhores ferramentas de inteligência de links disponíveis atualmente para os proprietários de sites, e a melhor parte é que é grátis, pelo menos em grande parte, e definitivamente se mantém contra e fora de outras ferramentas.
Para mim, o Majestic era mais uma ferramenta de auditoria de sites do que uma ferramenta de criação de links. Então, quando me perguntaram se eu estava interessado em experimentar uma versão de demonstração da nova ferramenta, fiquei um pouco cético.
A nova ferramenta de backlink do Majestic mostra rapidamente:
- Onde está localizado o link na página (rodapé, conteúdo, navegação)
- Se existe texto ao redor
- Quantos links de saída estão na página e quantos links internos ou externos
As melhorias não estão limitadas ao acima. Existem mais recursos que permitem ajustar sua pesquisa de backlinks de várias maneiras diferentes.
A nova versão do Majestic aprimora significativamente sua utilidade na pesquisa de backlinks. É sem dúvida uma ferramenta de pesquisa de backlink melhor do que antes. Mas é o melhor?
“Será extremamente útil para analisar backlinks e descobrir se devemos ou não abordar determinados sites para aquisição de links. Podemos entrar no site do nosso concorrente, e ele nos fornecerá uma lista completa de todos os sites vinculados a eles. A partir daí, podemos descobrir quais links temos a oportunidade de replicar. “Ele também fornece ótimas idéias de como podemos melhorar nossa própria estratégia”.
Ferramenta de criação de links, como…
BuzzStream
O BuzzStream é um software baseado na Web que ajuda os profissionais de marketing a promover seus produtos, serviços e conteúdo para criar links e, como o próprio nome indica, o buzz.
Ballinger disse que vai testar o BuzzStream para economizar tempo na divulgação de e-mails.
Mailchimp
Nate Masterson, CMO da empresa de cuidados pessoais naturais Maple Holistics, e Alex Tran, estrategista de marketing digital da empresa de comércio eletrônico e logística Hollingsworth, por outro lado, estavam entre os profissionais de marketing que disseram confiar no Mailchimp para email marketing e comunicação interna.
” O software popular permite que os usuários criem campanhas de email exclusivas e eficazes, avaliem os dados e façam os ajustes necessários”, disse Masterson. “Como um bônus adicional, o Mailchimp pode até ajudar a criar anúncios de mídia social, criar páginas de destino atraentes e elaborar formulários valiosos de inscrição”.
HARO
A Help A Reporter Out, ou HARO, é outra empresa de marketing de serviços gratuitos que eles entrarão em 2019.
É uma ferramenta de terceirização para jornalistas, mas também ajuda as marcas a encontrar oportunidades para serem citadas em tópicos relevantes.
“O HARO é ótimo para nós em termos de construção de relações com jornalistas e blogueiros e obtenção dessas menções e backlinks de alta autoridade de publicações grandes e populares”, disse Ajmal.
Shelby Rogers, gerente de marketing de conteúdo do sistema de gerenciamento de conteúdo Solodev, concordou, observando que ela usou o serviço como parte de uma estratégia maior de criação de links, que resultou em um aumento de dez vezes no tráfego orgânico .
Considerações Finais
Em suma, se você deseja uma ferramenta super fácil de usar que se concentre em pesquisa e análise, acho que você amará o Serpstat por sua boa interface, resultados de qualidade e desempenho.
Se você deseja ter uma visão geral da sua campanha de SEO e mais uma solução completa para seus objetivos de SEO, eu usaria o SEMRush.
Comente abaixo o que você pensa sobre as duas ferramentas, para que possamos adicionar mais a essa discussão.