De vez em quando, a capacidade de sobrevivência dos blogs é questionada. O “fim dos blogs” ou “os blogs estão mortos” são termos do dia do juízo final que cercam a profissão de blog nos últimos anos. Mas os blogs estão realmente morrendo e 2019 é o ano que finalmente dará o beijo da morte nos blogs?
O primeiro blog foi criado em 1994 e, desde então, o blog tem sido uma das partes principais do conteúdo online. Mas os blogs e blogueiros de hoje são muito diferentes em comparação aos blogs do passado. Para iniciantes, hoje, a competição na blogosfera é muito mais acirrada do que costumava ser.
Plataformas como WordPress, Tumblr, Reddit ou Squarespace tornaram os blogs acessíveis a todos, permitindo o surgimento de centenas de milhões de blogs, cobrindo todos os tipos de interesses e profissões.
Então, de onde vem o medo de que os blogs estejam mortos?
Os fatalistas gostam de explicar isso apontando para o fato de que outro conteúdo digital, por exemplo, conteúdo de vídeo está atraindo multidões cada vez maiores em detrimento do conteúdo baseado em texto. Além disso, uma pesquisa no Google Trend revela uma queda significativa nos últimos anos para pesquisas por termos como “blog” e “blogging”.
Mas a equipe da Viver de blog tem uma teoria também muito diferente sobre o Fim dos blogs em 2019
Mas aqui está uma idéia nova: e se o blog não estiver morrendo, mas como em tudo, está simplesmente mudando?
O que é o Blogging?
Se você está apenas começando com um blog ou é um blogueiro profissional, toda essa conversa sobre a iminência pairando sobre o blog pode desanimar você, mas estamos aqui para garantir que um bom blog não vá para o desastre tão cedo. .
De fato, pesquisas do Google para os termos “blog” ou “blogging” sofreram um declínio nos últimos anos, mas se pergunta se isso foi causado principalmente porque o termo já se tornou uma noção bem conhecida e difundida, e procura “o que é um blog ”ou“ significado de blog ”se tornaram desnecessários, daí a queda nas pesquisas. Por outro lado, pesquisas por termos como ” como iniciar um blog “, “melhores plataformas de blog” ou “plataformas de blog gratuito” definitivamente viram um aumento.
Então, se o blog está simplesmente mudando, o que há de diferente nisso e o que você deve fazer para se manter a par dessas mudanças?
Roll With The Times – Role com o tempo
Sempre haverá novas tendências no setor de blogs, algumas das quais desaparecerão, enquanto outras permanecerão como qualquer outra coisa.
Como blogueiro, você terá que ver quais tendências você pode aproveitar para aumentar seu número de leitores ou base de clientes, mas faça uma discussão cuidadosa e não implemente nenhuma mudança importante até se convencer de que essas tendências funcionam para você ou não. aqui para ficar. Sabe-se que até grandes marcas fracassam: enquanto a plataforma de mídia social Facebook disparou, o Google+ foi reprovado.
Para evitar dar um tiro no pé, faça uma pesquisa sobre como seus leitores estão consumindo conteúdo e ajuste sua estratégia de blog para funcionar para seus leitores.
Toque na diversidade do conteúdo
Embora, há 20 anos, o texto fosse o único conteúdo com o qual você poderia entreter seus leitores, a realidade de hoje é que o conteúdo assume vários formatos como vídeos, infográficos, gifs, podcasts, eBooks, etc. O YouTube é um dos canais preferidos para exibir esses vídeos.
Mas isso não significa que o conteúdo baseado em texto esteja pronto e esgotado. Os artigos ainda são importantes para agregar valor aos seus leitores e classificar bem nos mecanismos de pesquisa . Apenas que artigos e postagens também devem ser diversificados com outros tipos de conteúdo.
Não tenha medo de acessar outros formatos de conteúdo para aprimorar seu blog com vários tipos de conteúdo entregues em vários canais.
Por falar em canais de entrega de conteúdo, seu blog não deve ser o único canal em que seus leitores podem consumir seu conteúdo. Além de explorar o conteúdo de vídeo e o YouTube, você também deve executar listas de discussão e boletins. O e-mail marketing ainda é uma plataforma forte e estável para se comunicar com seus leitores e fornecer conteúdo personalizado.
Dedique tempo para aumentar suas listas de e-mail e aumente as taxas de abertura de e-mail usando ferramentas que rastreiam as referências de marketing de e-mail, como taxas de abertura de e-mail, taxas de cliques, rejeições suaves, rejeições graves, cancelamentos de inscrição etc. Esses parâmetros podem ajudá-lo a projetar melhor seu e-mails e faça os ajustes necessários.
Torne-se um Guru de Mídia Social
Goste ou não, a mídia social está a tomar conta de tudo. Plataformas como Facebook, Reddit, Instagram, Twitter, Tumblr ou Pinterest são os locais de encontro virtual de bilhões de pessoas em todo o mundo. Segundo Statista , o poder das redes sociais deve aumentar, atingindo 2,96 bilhões de usuários em todo o mundo até 2020. Segundo as mesmas estimativas, os internautas globais gastam, em média, 109 minutos diários em redes sociais.
Se você ainda não está em plataformas de mídia social, sugerimos que você se familiarize com os diferentes canais de mídia social que trabalham para o seu nicho e desenvolva uma estratégia de mídia social que possa atrair mais clientes ou leitores para o seu blog.
As plataformas de mídia social podem ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e o envolvimento com seus clientes, e você pode obter feedback em tempo real sobre o seu conteúdo, medindo gostos, compartilhamentos, comentários e outros parâmetros.
Prepare-se para dispositivos móveis
As pesquisas em dispositivos móveis se tornaram as principais pesquisas nos mecanismos de pesquisa. Mais e mais pessoas consomem conteúdo no celular e fazem compras online em seus telefones. O Google tomou conhecimento dessa mudança para um mundo móvel e respondeu anunciando sua indexação para dispositivos móveis em 2017.
Se o seu blog não tiver um design responsivo e não funcionar bem no celular, você poderá ver as classificações do seu mecanismo de pesquisa despencando e as taxas de abandono aumentando.
Ter um blog com boa aparência em dispositivos móveis garantirá que você não perca o tráfego proveniente de pesquisas em dispositivos móveis.
Considerações Finais
Se você observar uma queda nos seus rankings ou uma diminuição no engajamento, conversões, vendas ou assinantes, isso não significa que os blogs como um setor estão morrendo e que você deve sair do mercado. Significa simplesmente que os blogs como você os conhece podem não funcionar mais tão bem quanto funcionou, e é hora de você mudar o tipo de conteúdo que publica, a maneira como comercializa seu blog e a maneira como se conecta com seu público.
Analisando novas tendências em seu nicho, experimentando maneiras de reativar seu público existente, expandindo-se nas plataformas de Redes Sociais e diversificando seu conteúdo, são algumas das maneiras pelas quais você pode “ressuscitar” um blog que pode estar desaparecendo.